Comentário
sobre o filme:
Deus
não está Morto
Sob a Ótica Bíblica
O filme nos insere no cenário moderno de um mundo
instável e capitalista, onde a busca por recursos que nos permite ter vidas
confortáveis é cada vez mais competitiva e a rivalidade é cada vez mais
acirrada e feroz. Em meio a toda esta loucura do século XXI o filme nos convida
a refletir sobre a Fé, e acima de tudo sobre a fé cristã.
É um filme inegavelmente evangélico, no entanto,
muito inteligente, um filme que surpreende apesar de trabalhar com um tema
aparentemente tão simplório. Sobre tudo; é um filme que nos provoca reflexão e
eleva a profissão de fé ao nível de ciência acadêmica, faz com que a Religião
venha a adquirir uma roupagem moderna e sem perder a vitalidade ancestral, cativando a
atenção dos simples e doutos, seja na Religião ou na Ciência.
Ah! Em relação às críticas; devo dizer que algumas
outras opiniões religiosas e filosóficas válidas sugeridas no filme, não foram levadas a sério,
quando não marginalizadas, e que o embasamento bíblico no decorrer do filme
através de citações diretas dos Textos Sagrados foi insuficiente.
A seguir, alguns Trechos das Sagradas Escrituras que
busca embasar e ou criticar a conduta dos personagens principais da trama:
O pai de Isha a
expulsou de casa porque ela optou por outra religião que não era a Religião de
sua família, por quais motivos ele foi tão áspero e extremista?
“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o
único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda
a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas Palavras, que hoje te ordeno,
estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado
em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.”
(Deuteronômio 6:4-7)
(Deuteronômio 6:4-7)
“Aproximou-se dele um dos escribas que os
tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe:
Qual é o Primeiro de todos os Mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: O Primeiro de
todos os Mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o Único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro Mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro Mandamento maior do que estes.
E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com Verdade disseste que há Um só Deus, e que não há outro além Dele; e que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do Reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.”
(Marcos 12:28-34)
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro Mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro Mandamento maior do que estes.
E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com Verdade disseste que há Um só Deus, e que não há outro além Dele; e que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do Reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.”
(Marcos 12:28-34)
“Deus!
Não há mais divindade além d'Ele, o Vivente, o Subsistente. Ele te revelou (ó
Mohammad) o Livro (paulatinamente) com a Verdade corroborante dos anteriores,
assim como havia revelado a Torá e o Evangelho, Anteriormente, para servir de
orientação aos humanos, e relevou ainda o Discernimento (julgamento entre o bem
e o mal).”
(Alcorão,
Surata 3:3-4)
“Quando profeta ou sonhador de sonhos se
levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou
prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não
conheceste, e sirvamo-los; não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador
de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o
Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.
Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus Mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis. E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o Senhor vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito, e vos resgatou da casa da servidão, para te apartar do Caminho que te ordenou o Senhor teu Deus, para andares nele: assim tirarás o mal do meio de ti.
Quando te incitar teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo, que te é como a tua alma, dizendo-te em segredo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; dentre os deuses dos povos que estão em redor de vós, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade; não consentirás com ele, nem o ouvirás; nem o teu olho o poupará, nem terás piedade dele, nem o esconderás...”
(Deuteronômio 13:1-8)
Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus Mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis. E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o Senhor vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito, e vos resgatou da casa da servidão, para te apartar do Caminho que te ordenou o Senhor teu Deus, para andares nele: assim tirarás o mal do meio de ti.
Quando te incitar teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo, que te é como a tua alma, dizendo-te em segredo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; dentre os deuses dos povos que estão em redor de vós, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade; não consentirás com ele, nem o ouvirás; nem o teu olho o poupará, nem terás piedade dele, nem o esconderás...”
(Deuteronômio 13:1-8)
Ela claramente se
declarou cristã, e portanto, deveria, como uma genuína cristã, se comportar de
acordo com a Fé que professava, o que no decorrer do filme não aconteceu. Ela
se desvencilhou do relacionamento, que por ser uma mulher madura em um
relacionamento sério que no filme é intitulado como “namoro” mas que claramente
envolvia (implicitamente) relação sexual, e neste contexto as Escrituras
Sagradas os considera como CASADOS, quando ela de livre e espontânea vontade,
sem levar em consideração o padrão moral da religião que professava resolveu se
separar, acabou por contrariar os seguintes parâmetros estipulados para todo
mulher que crê em Deus, que é como segue:
“... Semelhantemente, vós, mulheres, sede
sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à
Palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; considerando a
vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos
cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos...”
(1 Pedro 3:1-3)
(1 Pedro 3:1-3)
“... A serem moderadas, castas, boas donas
de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a Palavra de Deus não seja
blasfemada.”
(Tito 2:5)
(Tito 2:5)
“Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos
próprios maridos, como convém no Senhor.”
(Colossenses 3:18)
(Colossenses 3:18)
“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos
maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também
Cristo é a cabeça da Igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. De sorte
que, assim como a Igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam
em tudo sujeitas a seus maridos.”
(Efésios 5:22-24)
(Efésios 5:22-24)
“Porque a mulher que está sujeita ao
marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está
livre da lei do marido.”
(Romanos 7:2)
(Romanos 7:2)
“E se alguma mulher tem marido descrente, e
ele consente em habitar com ela, não o deixe. Porque o marido descrente é
santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de
outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.”
(1 Coríntios 7:13,14)
(1 Coríntios 7:13,14)
Sobre o Josh, o rapaz que defende a tese de
que Deus não está morto
O rapaz se sente incomodado o fato do professor de
filosofia se posicionar a favor do Ateísmo, logo, se recusa a seguir a maioria
e na sequência do filme lhe dado a oportunidade (não de forma passiva) de
defender sua crença o que ele faz com rara maestria e inteligência para o “mundo
evangélico”. Ele se sai tão bem que sua defesa pode com certeza ser tomada como
“Manual de defesa da Fé”, ficou muito bom, só por isso o fime se torna indispensável
para aqueles que curtem filmes com temas religiosos. Assim que, de acordo com a
Ótica Bíblica, o comportamento do rapaz pode ser identificado em basicamente
duas passagens das Escrituras Sagradas:
“Portanto, qualquer que me confessar diante
dos homens, eu o confessarei diante de Meu Pai, que está nos Céus. Mas qualquer
que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está
nos Céus.
(Mateus 10:32,33)
(Mateus 10:32,33)
“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado
todo o Poder nos Céus e na Terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as
nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os
a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco
todos os dias, até a consumação dos séculos. Amén.”
(Mateus 28:18-20)
Sobre o professor de filosofia
Ele ao que parece, realmente tinha uma
mente brilhante, no entanto, se achava superior a qualquer sentimento religioso
pelo fato de ter perdido a mãe para o cancer sem que “Deus tenha feito nada
para ajudar”, e ainda (diga-se de passagem) que apesar de ficar implicito, mas
certamente ele se decepcionou bastante com o nível intelectual dos “crentes”,
que em relação à maioria deles, ele era realmente intelectualmente superior, no
entanto, no fanal do filme, ele antes de morrer, confessa Jesus como Salvador,
e fica claro que o principal motivo de sua aceitação não foi exatamente o medo
de morrer, mas o fato de saber que ser religioso não é o mesmo que ser burro,
ele descobre no decorrer do filme que há crentes de mentes brilhantes (ainda
que seja raro). Para ele eu leria:
“Tão boa é a Sabedoria como a herança, e dela tiram
proveito os que vêem o sol. Porque a Sabedoria serve de defesa, como de defesa
serve o dinheiro; mas a excelência do Conhecimento é que a Sabedoria dá Vida ao
seu possuidor. Atenta para a Obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que
ele fez torto?”
(Eclesiastes 7:11-13)
“E veio a mim a Palavra do Senhor, dizendo:
Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: Porquanto o
teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a Cadeira de Deus me
assento no meio dos mares; e não passas de homem, e não és Deus, ainda que estimas
o teu coração como se fora o coração de Deus; eis que tu és mais sábio que
Daniel; e não há segredo algum que se possa esconder de ti. Pela tua sabedoria
e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata
nos teus tesouros. Pela extensão da tua sabedoria no teu comércio aumentaste as
tuas riquezas; e eleva-se o teu coração por causa das tuas riquezas; portanto,
assim diz o Senhor Deus: Porquanto estimas o teu coração, como se fora o
coração de Deus, por isso eis que Eu trarei sobre ti estrangeiros, os mais
terríveis dentre as nações, os quais desembainharão as suas espadas contra a
formosura da tua sabedoria, e mancharão o teu resplendor. Eles te farão descer
à cova e morrerás da morte dos traspassados no meio dos mares. Acaso dirás
ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? mas tu és homem, e não Deus, na
mão do que te traspassa.”
(Ezequiel 28:1-9)
(Ezequiel 28:1-9)
No decorrer do filme, o pastor se mostrou
bem comum, sua postura religiosa foi mais fraca do que a do rapaz, que no
contexto do filme, o rapaz era apenas um membro de uma congregação qualquer.
Esperei mais do pastor. E quando ele finalmente teve a oportunidade de fazer
algo relevante na vida de alguém (da namorada do professor), ele usou de
psicologia barata a acabou com resto do relacionamento da moça, que como vimos
no trecho deste trabalho onde ela é citada, que por imprudência dela mesmo é
que as coisas tinha chegado a um estado crítico. Portanto para ele está
Escrito:
“E o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, estavam
assentados cada um no seu trono, vestidos de trajes reais, na praça, à entrada
da porta de Samaria; e todos os profetas profetizavam na sua presença. E
Zedequias, filho de Quenaaná, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim
diz o Senhor: Com estes ferirás aos sírios, até de todo os consumir. E todos os
profetas profetizaram assim, dizendo: Sobe a Ramote de Gileade, e triunfarás,
porque o Senhor a entregará na mão do rei. E o mensageiro que foi chamar a
Micaías falou-lhe, dizendo: Vês aqui que as palavras dos profetas a uma voz
predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um
deles, e fala bem. Porém Micaías disse: Vive o Senhor que o que o Senhor me
disser isso falarei. E, vindo ele ao rei, o rei lhe disse: Micaías, iremos a
Ramote de Gileade à peleja, ou deixaremos de ir? E ele lhe disse: Sobe, e serás
bem sucedido; porque o Senhor a entregará na mão do rei. E o rei lhe disse: Até
quantas vezes te conjurarei, que não me fales senão a verdade em nome do
Senhor? Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas
que não tem pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um em
paz para sua casa. Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Não te disse eu, que
nunca profetizará de mim o que é bom, senão só o que é mal? Então ele disse:
Ouve, pois, a Palavra do Senhor: Vi ao Senhor assentado sobre o Seu Trono, e
todo o Exército dos Céu estava junto a Ele, à Sua Mão direita e à Sua esquerda.
E disse o Senhor: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de
Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra. Então saiu um espírito, e
se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o induzirei. E o Senhor lhe disse:
Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de
todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai
e faze assim. Agora, pois, eis que o Senhor pôs o espírito de mentira na boca
de todos estes teus profetas, e o Senhor falou o mal contra ti.
Sobre a moça com câncer
Ela se torna no decorrer do filme um
protótipo perfeito da mulher moderna que confunde prazer, conforto e sexo com
amor e família. Passou toda a sua vida se realizando profissionalmente e teve
relativo sucesso, até que desejou adquirir o que quelquer mulher simples e de
juízo perfeito deseja; um marido, e pensou que já o tinha, no entanto, todas as
suas certezas foram por água à baixo quando o namorado deixa claro o que ela já
sabia, mas não queria prestar atenção. E como se ainda fosse pouco, ela se
deparou com um cancer. A parte em que ela foi feliz em sua atuação, foi o
momento em que ela questiona a moral de um homem que se dizia crente, que, no
entanto, mais parecia um roqueiro e cuja atividade comercial que envolvia a
caça predatória de animais parecia não condizer com sua profissão de fé, e
neste caso ela estava certa e ele errado. Contudo, na continuação de sua
história, ela nos obriga a refletir sobre nossas prioridades na vida, e rever a
importância da religião no nosso cotidiano.
De acordo com a Ótica Bíblica, foi mais ou menos essa mensagem que ela
me passou:
“Outra vez me voltei, e vi vaidade debaixo
do sol. Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e
contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com
riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também
isto é vaidade e enfadonha ocupação. Melhor é serem dois do que um, porque têm
melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu
companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o
levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como
se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o
cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”
(Eclesiastes 4:7-12)
(Eclesiastes 4:7-12)
Sobre o japonês
Um rapaz de outro país e cultura, no
Japão moderno, a religião está relegada aos velhos. A maioria não professa
nada, ainda que tradicionalmente pertença a esta ou a aquela tradição religiosa
ancestral. Por causa do capitalismo, o Japão precisou se readaptar internamente
ao mundo moderno dos negócios e se posicionar de forma a não ficar para trás no
avanço das técnologias desenvolvidas mundo a fora e levadas para o Japão
através da globalização. Depois de tudo, o Japão é hoje reverenciado pelos seus
avanços tecnologicos e ciêntíficos, no entanto, já há muito tempo que desprezam
como nação o sentimento da Fé em qualquer religião. É neste contexto que o
rapaz japonês surge, a questão religiosa é apesar de sua abstração algo da
essência do ser humano e como tal indispensável para uma vida psicologicamente
sadia, por isso a proposta de aceitar Jesus como Salvador foi para ele como um
resgate a um estilo de vida “meio que ancestral”. Este trecho me parece
pertinente:
“Também me livraste das contendas do meu
povo; guardaste-me para cabeça das nações; o povo que não conhecia me servirá. Os
filhos de estranhos se me sujeitaram; ouvindo a minha voz, me obedeceram.”
(2 Samuel 22:44,45)
(2 Samuel 22:44,45)
Por fim; concordo com o filme que no final
deixa claro que:
Deus não está
Morto
FIM
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