quinta-feira, 18 de junho de 2015

Deus não está Morto



Comentário sobre o filme:
Deus não está Morto
Sob a Ótica Bíblica

O filme nos insere no cenário moderno de um mundo instável e capitalista, onde a busca por recursos que nos permite ter vidas confortáveis é cada vez mais competitiva e a rivalidade é cada vez mais acirrada e feroz. Em meio a toda esta loucura do século XXI o filme nos convida a refletir sobre a Fé, e acima de tudo sobre a fé cristã.

É um filme inegavelmente evangélico, no entanto, muito inteligente, um filme que surpreende apesar de trabalhar com um tema aparentemente tão simplório. Sobre tudo; é um filme que nos provoca reflexão e eleva a profissão de fé ao nível de ciência acadêmica, faz com que a Religião venha a adquirir uma roupagem moderna e sem perder a vitalidade ancestral, cativando a atenção dos simples e doutos, seja na Religião ou na Ciência.

Ah! Em relação às críticas; devo dizer que algumas outras opiniões religiosas e filosóficas válidas sugeridas no filme, não foram levadas a sério, quando não marginalizadas, e que o embasamento bíblico no decorrer do filme através de citações diretas dos Textos Sagrados foi insuficiente.  

A seguir, alguns Trechos das Sagradas Escrituras que busca embasar e ou criticar a conduta dos personagens principais da trama:

 Sobre o muçulmano e sua filha Isha 
 O pai de Isha a expulsou de casa porque ela optou por outra religião que não era a Religião de sua família, por quais motivos ele foi tão áspero e extremista?

“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas Palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.”
(Deuteronômio 6:4-7)

“Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o Primeiro de todos os Mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: O Primeiro de todos os Mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o Único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro Mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro Mandamento maior do que estes.
E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com Verdade disseste que há Um só Deus, e que não há outro além Dele; e que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do Reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.”
(Marcos 12:28-34)

“Deus! Não há mais divindade além d'Ele, o Vivente, o Subsistente. Ele te revelou (ó Mohammad) o Livro (paulatinamente) com a Verdade corroborante dos anteriores, assim como havia revelado a Torá e o Evangelho, Anteriormente, para servir de orientação aos humanos, e relevou ainda o Discernimento (julgamento entre o bem e o mal).”

(Alcorão, Surata 3:3-4)

“Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.
Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus Mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis. E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o Senhor vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito, e vos resgatou da casa da servidão, para te apartar do Caminho que te ordenou o Senhor teu Deus, para andares nele: assim tirarás o mal do meio de ti.
Quando te incitar teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo, que te é como a tua alma, dizendo-te em segredo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; dentre os deuses dos povos que estão em redor de vós, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade; não consentirás com ele, nem o ouvirás; nem o teu olho o poupará, nem terás piedade dele, nem o esconderás...”
(
Deuteronômio 13:1-8)

 Sobre a esposa do professor de filosofia
 Ela claramente se declarou cristã, e portanto, deveria, como uma genuína cristã, se comportar de acordo com a Fé que professava, o que no decorrer do filme não aconteceu. Ela se desvencilhou do relacionamento, que por ser uma mulher madura em um relacionamento sério que no filme é intitulado como “namoro” mas que claramente envolvia (implicitamente) relação sexual, e neste contexto as Escrituras Sagradas os considera como CASADOS, quando ela de livre e espontânea vontade, sem levar em consideração o padrão moral da religião que professava resolveu se separar, acabou por contrariar os seguintes parâmetros estipulados para todo mulher que crê em Deus, que é como segue:

“... Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à Palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos...”
(
1 Pedro 3:1-3)

“... A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a Palavra de Deus não seja blasfemada.”
(
Tito 2:5)

“Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.”
(
Colossenses 3:18)

“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. De sorte que, assim como a Igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.”
(
Efésios 5:22-24)

“Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.”
(
Romanos 7:2)

“E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe. Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.”
(
1 Coríntios 7:13,14)

Sobre o Josh, o rapaz que defende a tese de que Deus não está morto
O rapaz se sente incomodado o fato do professor de filosofia se posicionar a favor do Ateísmo, logo, se recusa a seguir a maioria e na sequência do filme lhe dado a oportunidade (não de forma passiva) de defender sua crença o que ele faz com rara maestria e inteligência para o “mundo evangélico”. Ele se sai tão bem que sua defesa pode com certeza ser tomada como “Manual de defesa da Fé”, ficou muito bom, só por isso o fime se torna indispensável para aqueles que curtem filmes com temas religiosos. Assim que, de acordo com a Ótica Bíblica, o comportamento do rapaz pode ser identificado em basicamente duas passagens das Escrituras Sagradas:

“Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de Meu Pai, que está nos Céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos Céus.
(Mateus 10:32,33)

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o Poder nos Céus e na Terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amén.”

(Mateus 28:18-20)
Sobre o professor de filosofia
Ele ao que parece, realmente tinha uma mente brilhante, no entanto, se achava superior a qualquer sentimento religioso pelo fato de ter perdido a mãe para o cancer sem que “Deus tenha feito nada para ajudar”, e ainda (diga-se de passagem) que apesar de ficar implicito, mas certamente ele se decepcionou bastante com o nível intelectual dos “crentes”, que em relação à maioria deles, ele era realmente intelectualmente superior, no entanto, no fanal do filme, ele antes de morrer, confessa Jesus como Salvador, e fica claro que o principal motivo de sua aceitação não foi exatamente o medo de morrer, mas o fato de saber que ser religioso não é o mesmo que ser burro, ele descobre no decorrer do filme que há crentes de mentes brilhantes (ainda que seja raro). Para ele eu leria:

“Tão boa é a Sabedoria como a herança, e dela tiram proveito os que vêem o sol. Porque a Sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do Conhecimento é que a Sabedoria dá Vida ao seu possuidor. Atenta para a Obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto?”

(Eclesiastes 7:11-13)


“E veio a mim a Palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a Cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e não passas de homem, e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus; eis que tu és mais sábio que Daniel; e não há segredo algum que se possa esconder de ti. Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros. Pela extensão da tua sabedoria no teu comércio aumentaste as tuas riquezas; e eleva-se o teu coração por causa das tuas riquezas; portanto, assim diz o Senhor Deus: Porquanto estimas o teu coração, como se fora o coração de Deus, por isso eis que Eu trarei sobre ti estrangeiros, os mais terríveis dentre as nações, os quais desembainharão as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria, e mancharão o teu resplendor. Eles te farão descer à cova e morrerás da morte dos traspassados no meio dos mares. Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? mas tu és homem, e não Deus, na mão do que te traspassa.”
(
Ezequiel 28:1-9)

 Sobre o pastor 

 No decorrer do filme, o pastor se mostrou bem comum, sua postura religiosa foi mais fraca do que a do rapaz, que no contexto do filme, o rapaz era apenas um membro de uma congregação qualquer. Esperei mais do pastor. E quando ele finalmente teve a oportunidade de fazer algo relevante na vida de alguém (da namorada do professor), ele usou de psicologia barata a acabou com resto do relacionamento da moça, que como vimos no trecho deste trabalho onde ela é citada, que por imprudência dela mesmo é que as coisas tinha chegado a um estado crítico. Portanto para ele está Escrito:

“E o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, estavam assentados cada um no seu trono, vestidos de trajes reais, na praça, à entrada da porta de Samaria; e todos os profetas profetizavam na sua presença. E Zedequias, filho de Quenaaná, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o Senhor: Com estes ferirás aos sírios, até de todo os consumir. E todos os profetas profetizaram assim, dizendo: Sobe a Ramote de Gileade, e triunfarás, porque o Senhor a entregará na mão do rei. E o mensageiro que foi chamar a Micaías falou-lhe, dizendo: Vês aqui que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles, e fala bem. Porém Micaías disse: Vive o Senhor que o que o Senhor me disser isso falarei. E, vindo ele ao rei, o rei lhe disse: Micaías, iremos a Ramote de Gileade à peleja, ou deixaremos de ir? E ele lhe disse: Sobe, e serás bem sucedido; porque o Senhor a entregará na mão do rei. E o rei lhe disse: Até quantas vezes te conjurarei, que não me fales senão a verdade em nome do Senhor? Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não tem pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa. Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Não te disse eu, que nunca profetizará de mim o que é bom, senão só o que é mal? Então ele disse: Ouve, pois, a Palavra do Senhor: Vi ao Senhor assentado sobre o Seu Trono, e todo o Exército dos Céu estava junto a Ele, à Sua Mão direita e à Sua esquerda. E disse o Senhor: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra. Então saiu um espírito, e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o induzirei. E o Senhor lhe disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim. Agora, pois, eis que o Senhor pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o Senhor falou o mal contra ti.




Sobre a moça com câncer
Ela se torna no decorrer do filme um protótipo perfeito da mulher moderna que confunde prazer, conforto e sexo com amor e família. Passou toda a sua vida se realizando profissionalmente e teve relativo sucesso, até que desejou adquirir o que quelquer mulher simples e de juízo perfeito deseja; um marido, e pensou que já o tinha, no entanto, todas as suas certezas foram por água à baixo quando o namorado deixa claro o que ela já sabia, mas não queria prestar atenção. E como se ainda fosse pouco, ela se deparou com um cancer. A parte em que ela foi feliz em sua atuação, foi o momento em que ela questiona a moral de um homem que se dizia crente, que, no entanto, mais parecia um roqueiro e cuja atividade comercial que envolvia a caça predatória de animais parecia não condizer com sua profissão de fé, e neste caso ela estava certa e ele errado. Contudo, na continuação de sua história, ela nos obriga a refletir sobre nossas prioridades na vida, e rever a importância da religião no nosso cotidiano.  De acordo com a Ótica Bíblica, foi mais ou menos essa mensagem que ela me passou:

“Outra vez me voltei, e vi vaidade debaixo do sol. Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação. Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”
(
Eclesiastes 4:7-12)






Sobre o japonês
Um rapaz de outro país e cultura, no Japão moderno, a religião está relegada aos velhos. A maioria não professa nada, ainda que tradicionalmente pertença a esta ou a aquela tradição religiosa ancestral. Por causa do capitalismo, o Japão precisou se readaptar internamente ao mundo moderno dos negócios e se posicionar de forma a não ficar para trás no avanço das técnologias desenvolvidas mundo a fora e levadas para o Japão através da globalização. Depois de tudo, o Japão é hoje reverenciado pelos seus avanços tecnologicos e ciêntíficos, no entanto, já há muito tempo que desprezam como nação o sentimento da Fé em qualquer religião. É neste contexto que o rapaz japonês surge, a questão religiosa é apesar de sua abstração algo da essência do ser humano e como tal indispensável para uma vida psicologicamente sadia, por isso a proposta de aceitar Jesus como Salvador foi para ele como um resgate a um estilo de vida “meio que ancestral”. Este trecho me parece pertinente:

“Também me livraste das contendas do meu povo; guardaste-me para cabeça das nações; o povo que não conhecia me servirá. Os filhos de estranhos se me sujeitaram; ouvindo a minha voz, me obedeceram.”
(
2 Samuel 22:44,45)


Por fim; concordo com o filme que no final deixa claro que:

Deus não está Morto


FIM





Nenhum comentário:

Postar um comentário