quinta-feira, 18 de junho de 2015

A Serpente Cobre


נחש הנחשת
A Serpente de Cobre
Números 21:4-10



Os nossos Sábios nos ensinam que toda a Terra é governada pela Lei da Natureza, apenas Israel é governado pela Lei de Deus – uma Lei Sobrenatural. Esta afirmação é fácil de constatar, como por exemplo:

·        Indivíduos de todos os povos e nações buscam a Deus a fim de se salvarem. Não foi com Israel, nós não escolhemos a Deus, antes Ele, o Eterno bendito seja, nos escolheu para ser o nosso Deus e nós os Filhos de Israel o Seu Povo (Êxodo 4:22 e Jeremias 31:9, por exemplo).

·        Por Inspiração Divina e pelas mãos dos Filhos de Israel é que foi revelada ao Mundo a Universal Palavra de Deus (Isaías 10:17/49:6/60:3, Zacarias 8:23 e Mateus 5:16 por exemplo). 

·        Foi dentre nós; os Filhos de Israel que se levantou o Mashiach para Salvação do Mundo (Mateus 1:21 e João 4:22, por exemplo).

·        Foi conosco; os Filhos de Israel que o próprio Eterno fez uma Aliança Eterna (Gênesis 17:10-13 e 1Crônicas 16:15-18 por exemplo).

·        Todos os Santos e Profetas genuínos, reverenciados universalmente são judeus.

·        E mesmo hoje em dia o Eterno nos sustenta com Milagres e Prodígios garantindo a nossa existência como Povo Eterno.

Nós os Filhos de Israel vivemos sob uma Lei Eterna e Sobrenatural. Assim que, quando pecamos, o nosso castigo difere do castigo proposto para os demais povos da Terra (Romanos 2:12-13). Os gentios quando pecam, o Eterno lhes envia um mal sobrenatural, de outro lugar (ver as pragas do Egito, por exemplo: Êxodo 11:1), assim eles não sabem de onde vem o mal. Quando Israel peca, o Eterno retira momentaneamente de sobre nós a Sua Proteção Sobrenatural e nos entrega nas “mãos da Natureza”, no caminho dos gentios, caminhos estes que naturalmente estamos proibidos de trilhar (Provérbios 2:10-15 e Efésios 4:17, por exemplo).

É comum no Deserto encontrarmos cobras e escorpiões, plantas venenosas e águas amargas (e isso quando encontramos água), é comum no deserto morrer de fome, de sede, de frio e de calor, sem falar nos tantos outros perigos naturais do Deserto. No entanto, Israel caminhou pelo Deserto por quarenta anos e nenhum destes males naturais do Deserto nos assolou durante estes longos quarenta anos, se não justamente agora, neste momento específico no relato da Torá (Números 21:4-10). Assim que quando o texto em português nesta passagem nos informa que: “Deus enviou serpentes abrasadoras...”, o sentido do Texto hebreu é que o Eterno nos entregou aos domínios da Natureza do Deserto cuja presença de serpentes abrasadoras é mais do que natural. O Deserto é o lar das serpentes, assim o Eterno só permitiu que as serpentes fizessem o que lhes é próprio e o Milagre então foi retirado, pois, o Milagre na verdade era a ausência das serpentes por todo esse tempo de nossa peregrinação.

Pelo acima exposto, conclui-se então que o sobrenatural não se manifestou com o surgimento das serpentes, antes o sobrenatural se manifestou durante os ininterruptos 40 anos que nós perambulamos pelo Deserto sem ser incomodados por qualquer delas.

Todavia, qual foi o nosso pecado então? O nosso pecado neste contexto consistiu de um desejo momentâneo de viver uma vida natural como as demais pessoas do mundo. Por um momento nós os judeus cansamos de ser diferentes dos demais povos da Terra. É óbvio que isso chateou ao Eterno, no entanto, ao invés de nos punir como faria com qualquer que ofenda a Sua Santidade, Ele apenas nos entregou à nossa própria sorte, semelhante ao que vive os gentios. Uma vez afastada de nós a Presença Divina, as serpentes poderam então fluir para dentro do acampamento de Israel, como elas já faziam em qualquer acampamento no Deserto.

Não demorou muito para que os nossos Pais percebessem o perigo que é estar entregue à própria sorte, e logo voltaram atrás, não prestando atenção ao apelo do Yetzer HaRá (a má inclinação), arrependidos buscamos a Deus, nosso Senhor, e Ele não nos desamparou, antes ordenou a Moshé Rabeinu que construísse uma Serpente de Cobre (Números 21:4-10) e a levantasse em direção ao Sol.

Observe que a Solução para as picadas das serpentes não envolveu se livrar das próprias serpentes. O Povo Judeu tinha cometido um pecado e precisava ser punido. Então, qual a lógica de se fazer uma Serpente de Cobre, ao invés de fazer sumir todas as serpentes de uma vez por todas?

As palavras em hebraico para Serpente e Cobre vêm da mesma raiz:

נחש=נחשת

Nachash e Nechoshet

O Cobre é um metal avermelhado, lembra-nos o Fogo. É com fogo que o Eterno, bendito seja o Seu nome, purifica todas as coisas (naturais e espirituais), é com o tormento do fogo que o homem é purificado no Juízo Divino por causa dos seus pecados. A Serpente foi construída de Cobre, pois, Deus disse a Moshé que ele fizesse um Saraf (de acordo com o Texto Hebreu) que quer dizer; reluzente, ardente ou abrasador.

Os nossos sábios nos ensinam que um homem que se comporta de forma maliciosa está inclinado à natureza de uma serpente (Salmos 58:1-5). Neste contexto, a Serpente é um símbolo da sedução do pecado, assim como as serpentes se misturam à erva do campo a fim de não serem vistas pelos homens assim também a voz do Yetzer HaRá (a nossa má inclinação) se mistura de lógica e “verdade” a fim de que não entendamos tal sugestão como má.

O Yetzer HaRá nos seduz a acreditar que a sua voz dentro de nós, nos instigando para o mal é a “verdade” falando.

A solução portanto, consiste em tomar a serpente (o Yetzer HaRá) e coloca-la em uma haste (confessando as suas faltas ante o Todo Poderoso), levando-a para fora de nós e identifica-la com o mal próprio que é. No entanto, esta serpente que você exterioriza em suas confissões é apenas uma imagem da verdadeira serpente escondida em sua natureza, e não há como se livrar dela porque ela é parte natural de você. Dessa forma, para que serve a minha confissão então?

Perceba que o Eterno não matou as serpentes no Deserto, pois, estas também são criaturas Suas, e nem tão pouco as impediu de picar o Povo. A única saída era; todo aquele que fora picado por qualquer serpente deveria contemplar a Serpente de Cobre e o veneno da serpente natural não lhes fazia dano algum. Semelhantemente, aquele expõe à Deus as suas faltas terá consciência de sua má inclinação e o Eterno o ensinará como lidar com tal limitação de forma que o mal pensamento não interferirá em suas boas ações (Gênesis 4:6-7).

Arrepender-se e confessar em voz alta os pecados cometidos pode ser muito doloroso, e é isso que simboliza o Cobre, o tormento imposto pela vergonha de ter feito algo errado e ter que se explicar publicamente, por outro lado, o Cobre também representa o reluzir de uma alma purificada pelo perdão.

É curioso notar que o homem que procede maliciosamente é comparado com uma serpente – Nachash – enquanto aquele que procede retamente é comparado ao Cobre – Nechoshet.

Aquela Serpente de Cobre construída por Moshé por Ordem Divina, nos curou no Deserto do veneno mortal das serpentes abrasadoras do Deserto. Os nossos Sábios nos ensinam que esta mesma Serpente continuou com suas propriedades curativas mesmo depois deste evento em particular, de forma que a incluímos dentre os Tesouros Sacros de nosso Deus. A Serpente de Cobre esteve conosco por muitas gerações (mais ou menos 700 anos), e todas as vezes que alguém era picado por serpentes recorria a ela como escrito na Torá e o veneno era imediatamente anulado.

A Serpente de Cobre, assim como todos os outros ícones do Judaísmo, tem por função nos fazer refletir sobre Deus, sobre Sua Grandeza. Nenhum dos Símbolos Hebreus devem ser tomados fora de seu contexto na Torá, pois, aqueles que assim o fizerem certamente incorrerá no pecado de Idolatria.

Infelizmente, alguns dentre nós, imitando a conduta idólatra dos gentios, tomaram a Serpente de Cobre fora de seu contexto na Torá, e assim acabaram por torna-la como um deus à parte de Deus. E se tornaram idólatras. Até que se levantou na Judéia um rei por nome Chizquiahu (Ezequias) e a destruiu (2 Reis 18:4) e assim cessamos de cultuar a Serpente de Cobre.

No entanto, este evento não foi o fim da Serpente de Cobre. Rabi Yeshua, na época em que esteve entre nós, nos ensinou dizendo: “E, como Moisés levantou a Serpente no Deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado.” (João 3:14) À partir daqui, os poderes curativos da Serpente de Cobre ressurgem!


Após a Crucificação, qualquer pessoa com fé suficiente é capaz de experimentar uma cura milagrosa em Nome de Yeshua HaMashiach, na verdade, a cura se manifestará independentemente da vocalização do Nome de Mashiach, pois, tal fenômeno não depende da grafia de Seu nome, mas do Crédito que ele tem com Deus Pai, dele e nosso.

Rabi Yeshua sob a alcunha latina de Jesus Cristo tem se tornado a figura mais popular do mundo. Ele é venerado e aceito como Deus por praticamente todas as modalidades de cristãs ao redor do Mundo. Não há quem experimentando invocar o Nome de Mashiach de uma forma ou de outra que não tenha experimentado o Sobrenatural de forma positiva para si mesmo ou para alguém. Nisso não há problema algum, salvo por um detalhe ...

Rabi Yeshua nos ensinou: “Quem crê em Mim, como diz as Escrituras, Rios de Água Viva correrão do seu ventre.” (João 7:38) Rabi Yeshua está nos informar sobre a forma correta de crer Nele, que é “segundo diz as Escrituras”, não se deve crer de qualquer forma. A cura não é o maior milagre daquele que crê em Jesus. Perceba que Rabi Yeshua nos alertou mais de uma vez sobre tais erros de pensamento:

“Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.”

(Mateus 18:8)

“E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?
E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações?
Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.
E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.”

(Marcos 2:4-12)
 

A principal recompensa de crer em Yeshua é a Perfeição, como está Escrito:

“E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a Vida Eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão Um, que é Deus. Tu sabes os Mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.
Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.
E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um Tesouro nos Céu; e vem, toma a Cruz, e segue-me.”

(Marcos 10:17-21)

Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

(1 Coríntios 13:10-12)



Rabi Yeshua nos ensinou uma fórmula correta de reverenciá-lo, Ele sabia que nos dias por vir, muitos o entenderiam errado, muitos o buscariam pelos princípios equivocados e consequentemente causariam problemas:

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a Vontade de Meu Pai, que está nos Céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu Nome? E em teu Nome não expulsamos demônios? e em teu Nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”
(Mateus 7:21-23)

Todos os Agentes Divinos; os Mensageiros Celestiais, os Profetas, Moshé e o próprio Mashiach têm por Missão Divina: Concertar o Mundo, direcionar o coração da humanidade à Deus e promover na terra o Culto a Deus Único. Como Escrito em Deuteronômio 6:4 e Marcos 12:29.

Tendo isto em vista, concluímos com segurança que; qualquer culto religioso que não estiver direcionado ao Santo bendito seja o Seu Nome, Único Criador e Dominador, se não estiver tal culto de acordo com as Escrituras Sagradas, tal culto, por mais belo que seja, é um culto idólatra.


Deus é Um, afirma a Torá e assim nos ensinou Rabi Yeshua.

Assim como Moshé levantou a Serpente no Deserto, convinha que Rabi Yeshua fosse levantado na Cruz. Infelizmente assim como o entendimento errado do papel da Serpente de Cobre inaugurou um culto idólatra, da mesma forma o Ato Santo de Rabi Yeshua quando posto fora do contexto das Escrituras Sagradas tem (e com frequência) causado o mesmo.

נחש=משיח
Mashiach = Nachash

7 = 7

Curiosamente, os valores numéricos das palavras hebraicas para Messias e Serpente são o mesmo. Isso nos chama atenção para a linha tênue entre o certo e o errado, entre a verdade e a mentira, entre a Vida e a Morte. Mediante isso, o Eterno nos aconselha:


“Quando deres ouvidos à Voz do Senhor teu Deus, guardando os Seus Mandamentos e os Seus Estatutos, Escritos neste Livro da Lei, quando te converteres ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma.  Porque este Mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos Céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos Céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
Porque esta Palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.
...
 Vês aqui, hoje te tenho proposto a Vida e o Bem, e a Morte e o Mal;
Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos Seus Caminhos, e que guardes os Seus Mandamentos, e os Seus Estatutos, e os Seus Juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te Abençoe na Terra a qual entras a possuir.”

(Deuteronômio 30:10-16)

Aqui está a Fórmula...
Shalom UL’Hitraot!!!

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