domingo, 14 de junho de 2015

Por que Mil Anos?

ימי המשיח 
Yemei HaMelekh Mashiach
Por que mil anos?


 ''Eu vi descer dos Céus um mensageiro, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o  no abismo, e ali o encerou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles,e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Yeshua, e pela Palavra de Deus, e que não adoraram a Besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas e nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Mashiach durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira Ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Mashiach, e reinarão com ele mil anos. E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da Terra, Gogue e Magoge, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.''
(Apocalipse 20:1-8)

Por quê o Reino do Messias durará mil anos nem mais nem menos?
Para responder a esta pergunta teremos que entender certos conceitos bíblicos estipulados por Deus em relação ao Tempo desde a Gênesis do Universo. 

A Criação

'' No princípio criou Deus os Céus e a Terra... E foi tarde e foi manhã, o dia primeiro... E foi tarde e foi manhã, o dia segundo... E foi tarde foi manhã, o dia terceiro... E foi tarde e foi manhã o dia quarto... E foi tarde e foi manhã o dia quinto... E foi tarde e foi manhã o dia sexto.'' 
(Gênesis 1:1-31)

O Eterno criou os Céus e a Terra em seis dias, no entanto, o conceito ''dia com 24 horas'' como conhecemos ainda não existia, portanto, não nos é permitido (pelo menos até então) saber quanto tempo durou cada dia da criação. Os seis dia da Criação podem ter durado milhões ou até bilhões de anos.

''Assim os Céus, a Terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acado o dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.''
(Gênesis 2:1-3)

Perceba que a nenhum dia da criação o Eterno nomeou, no entanto, ao sétimo dia, o Eterno o chamou de Shabat, o sétimo dia é o único dia que tem nome. Isto nos sugere que o sétimo dia não é para Deus um dia comum, mas um dia com um significado especial. E as próprias Escrituras Sagradas atestam isso em muitas passagens da Torá e do Tanakh como um todo. Como por exemplo na passagem a seguir: 
''Lembra-te do dia do Shabat, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o Shabat do  Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os Céus e a Terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do Shabat, e o santificou.''
(Êxodo 20:8-11)

A Queda de Adão

'' E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do Jardim comerás livremente, mas da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.''
(Gênesis 2:16-17)

''E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também ao seu marido, e ele comeu com ela.''
(Gênesis 3:6)

'' E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.''
(Gênesis 5:5)

O relato da Queda de Adão, nos leva a questionar; afinal de contas, Adão deveria ou não deveria morrer no mesmo dia?!
Esta é uma questão importante, pois, ao responde-la estaremos nos aprofundando no tema do Tempo e nas muitas formas de conta-lo e quão importante é este assunto para o estudante das Escrituras Sagradas. 

Mil anos com um dia - Um dia como mil anos

''Senhor, Tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem, ou que Tu formasses a Terra e o Mundo, mesmo de eternidade e eternidade, Tu és Deus. Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens. Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.''
(Salmos 90:1-4)

Assim que; se de acordo com o Salmo 90, um dia para Deus é como mil anos, então a questão sobre o tempo determinado para a morte de Adão se cumpriu, pois, Adão só viveu novecentos e trinta anos e morreu, restando então setenta anos para um dia como estipulado pelo Propósito Divino. Então, até aqui concluímos que; antes da criação do homem a forma de contar o tempo não estava sujeita a nenhum conceito conhecido pela humanidade, no entanto, após a Criação do Homem, o tempo passou a ser contado tendo como ponto de partida um dia como mil anos, e assim é contado o tempo até os dias de hoje do ponto de Vista Divino em relação a humanidade. Como testemunha Kefa HaShaliach, falando do Fim do Mundo, na passagem a seguir: 

''Mas os Céus e a Terra que agora existem pela mesma Palavra se reservam como um tesouro, e se guardam para o fogo, até o Dia do Juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.''
(2 Pedro 3:7-8)

De acordo com a contagem judaica do tempo, nós estamos no ano 5775 anos desde o início do Mundo como o conhecemos, ou seja, com a estrutura natural da qual extraímos o nosso sustento e com a qual interagimos. E o Mundo desta forma só veio a existir depois da Queda de Adão, antes disso a estrutura do Mundo era outra, ou seja; a Lei da Natureza era diferente assim como era diferente a forma de contar o Tempo como já mencionado anteriormente. 
O Mundo como o conhecemos tem 5775 anos de idade, de acordo com o Salmo 90 e 2 Pedro, o Mundo já dura quase 6 Dias do Ponto de Vista Divino. Há quase seis mil anos que o homem e Deus trabalham pala perfeição do Mundo, o que no Mundo Judaico chamamos de Tiqun Olam, e quando chegarmos ao sétimo mil ano do Mundo como o conhecemos, então será inaugurado um Shabat de mil anos, onde Deus e os homens descansarão conjuntamente por estarem todos em Paz.

''E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Yeshua, e pela Palavra de Deus, e que não adoraram a Besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas e nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Mashiach durante mil anos.''
(Apocalipse 20:4)

Shalom UL'Hitraot!!!

2 comentários:

  1. sendo assim pode se dizer que faltam um pouco mais de mil anos para o período milenar?

    ResponderExcluir
  2. De acordo com os Sábios do Talmud, Mashiach pode chegar a qualquer momento...

    Muito obrigado pelo seu comentário. Shalom UL'Hitraot!!!

    ResponderExcluir