sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


Mnhyg
O Vale dos Filhos de Hinom
3° Parte

     Na segunda parte desta matéria, descobrimos como e quando foi criado o Guei-Hinom. Nesta terceira parte descobriremos como ele veio a se chamar por esse nome. Para tanto, devemos retroceder na História do Oriente Médio nos deter por uns instantes no período em que aquelas terras eram chamadas de: Terras de Canaã ou País de Canaã. Assim obteremos a resposta para a pergunta:


Como o Guei-Hinom veio a ser chamado por esse nome?

     O antigo país de Canaã recebeu esse nome de seu conquistador, que se chamava Canaã que era o filho do filho caçula de Noé de nome Cham – o mesmo que na maioria das traduções aparece como Cão -, o mesmo que foi amaldiçoado por seu pai por expor as vergonhas de seu pai em público. Dele – Cham – nascera todas as nações perversas de sobre a face da terra – muitas delas extintas hoje em dia – que mais tarde se mesclariam uns com os outros tornando praticamente impossível identificá-los, restando-nos apenas o dever de condenar rejeitando as suas práticas idólatras e malignas. Como está Escrito:

E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã.
(Gênesis 9:18)

     Pois bem, havia em Canaã um homem chamado Hinom, suas possessões correspondiam ao que hoje chamamos de Judéia ou Palestina. Como todo o povo de Canaã, Hinom era um homem cuja fé era idólatra, servia a muitas divindades e para cada divindade um forma de cultuá-las diferente se fazia necessário. Dentre todas as divindades cultuadas por Hinom, houve uma a qual ele mais se dedicava: Moloq era o nome desta divindade, e para esta divindade Hinom reservou dentre suas propriedades um vale para lá erigir um altar a Moloq e sobre este altar sacrificar os seus filhos primogênitos, assim como os filhos primogênitos de seus súditos. Foram tantos os inocentes lá sacrificados que o local adquiriu um “ar tenebroso” e a atração para o mal, lá se tornara mais forte e quase irresistível. Este vale ficaria conhecido como: O Vale de Hinom pelos seus filhos e pelos habitantes de Canaã.


     Por causa dos muitos pecados dos caananitas, o Eterno, Bendito Seja o Seu Nome, enviou a nossos pais para desapossá-los de suas possessões a fim de santificar a terra a qual os caananitas por muito tampo haviam conspurcado com suas práticas profanas e asquerosas. Como está Escrito:

     Amarás, pois, ao SENHOR teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os Seus Juízos, e os Seus Mandamentos, todos os dias. ... Guardai, pois, todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje, para que sejais fortes, e entreis, e ocupeis a terra que passais a possuir; E para que prolongueis os dias na terra que o SENHOR jurou dar a vossos pais e à sua descendência, terra que mana leite e mel. ... Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles; E a ira do SENHOR se acenda contra vós, e feche ele os céus, e não haja água, e a terra não dê o seu fruto, e cedo pereçais da boa terra que o SENHOR vos dá. ... Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando; Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.
Estes são os estatutos e os juízos que tereis cuidado em cumprir na terra que vos deu o SENHOR Deus de vossos pais, para a possuir todos os dias que viverdes sobre a terra.
Totalmente destruireis todos os lugares, onde as nações que possuireis serviram os seus deuses, sobre as altas montanhas, e sobre os outeiros, e debaixo de toda a árvore frondosa; E derrubareis os seus altares, e quebrareis as suas estátuas, e os seus bosques queimareis a fogo, e destruireis as imagens esculpidas dos seus deuses, e apagareis o seu nome daquele lugar. ... Quando o SENHOR teu Deus desarraigar de diante de ti as nações, aonde vais a possuí-las, e as possuíres e habitares na sua terra guarda-te, que não te enlaces seguindo-as, depois que forem destruídas diante de ti; e que não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações os seus deuses, do mesmo modo também farei eu. Assim não farás ao SENHOR teu Deus; porque tudo o que é abominável ao SENHOR, e que ele odeia, fizeram eles a seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimaram no fogo aos seus deuses. Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.
(Deuteronômio 11:1-32 / 12:1-32)

     Depois da partilha do país de Canaã entre os israelitas, a parte que correspondia ao Vale de Hinom pertenceu a Tribo de Judá e a Tribo de Benjamim, também a estas duas tribos pertenceram os lugares mais sagrados importantes da Judéia, que foi como veio a se chamar Canaã depois de ser conquistado pelos hebreus. 

     Os cultos caananitas foram extintos na Judéia, o Vale de Hinom ficou conhecido como o antigo Vale dos Filhos de Hinom e as atividades horrendas que lá se executavam, já não se executavam mais. Contudo, o lugar se tornara o mais maldito de toda a terra. O magnetismo que lá residia era forte demais para ser resistido por pessoas sem nenhum preparo espiritual a fim de poder se livrar de tamanha influência maligna, e nessa condição, se encontravam a maioria dos filhos de Israel. Pois, apesar de terem sido tirados do Egito pela Mão de Deus, estavam agora muito confiantes a ponto de pensarem que não precisariam fazer mais nada a fim de proteger-se a não ser viver suas próprias vidas da melhor forma que entendiam.

     No livro: O Mais Completo Manual de Judaísmo, publicado pela Editora Sefer no Brasil, o rabino Blech diz:

“Naquela época os filhos de Israel se preocupavam muito uns com os outros, porém, se esqueceram de Deus.”

     E por causa disso, livraram o país dos homens iníquos, mas não puderam livrá-lo da iniqüidade, e assim; muitos dos israelitas foram seduzidos pelo Yetzer HaRa daquele lugar, e mais particularmente pelo Vale dos Filhos de Hinom, que desde a conquista hebréia se encontrava sedento pelo sangue de inocentes. Estes terminaram por ressuscitar o culto a Moloq e a sacrificar também a seus filhos no Vale dos Filhos de Hinom. Como está Escrito:

"Acaz subiu ao trono com vinte anos. E reinou dezesseis anos em Jerusalém. Não fez, como seu antepassado Davi, o que o Eterno aprova. Imitou o comportamento dos reis de Israel, fazendo estátuas para os ídolos. Queimou incenso no vale dos Filhos de Hinom e chegou até a sacrificar seus filhos no fogo, conforme os costumes abomináveis das nações que o Eterno tinha expulsado de diante dos israelitas."
(2 Crónicas 28:1-3)


     Dessa forma adquiriu o Guei-Hinom um representante físico, pois, a partir Dalí não só teriam sido assassinados muitos inocentes, como também principiara em beber Sangue Santo, o sangue dos filhos de Israel, e isto fez com que o espiritual se fundisse com o material e o Vale dos Filhos de Hinom se tornou no portal físico para o Guei-Hinom.
     Consta no Zohar:

“Rabi Isaac disse: Ele estendeu a Sua Mão Esquerda e Criou este mundo. Ele estendeu a Sua Mão Direita e Criou o mundo de Cima; Ele estendeu a Sua Mão Esquerda e Criou este mundo como está Escrito: “Minha há posto o Fundamento da Terra e Minha Mão Direita há expandido os Céus; quando Eu os chamo eles se elevam juntos.” (Isaías 44:13), todos foram criados em um momento. E Ele Fez este mundo em correspondência com o Mundo Superior e todas as coisas que é de Cima tem sua contraparte aqui em baixo e todas as coisas aqui em baixo tem sua contraparte no Mar, e Tudo constitui uma Unidade. Ele Criou os mensageiros nos mundos superiores, os seres humanos neste mundo e ao Leviatã no Mar – para unir a Tenda, para que fosse um Todo – (Êxodo 36:18)”

     Dessa forma, declara o Zohar que tudo o que é espiritual no mundo espiritual tem sua representação material no nosso mundo material. Isso nos faz lembrar-se das palavras de Yeshua Rabeinu HaMashiach, quando disse:

Ora, ninguém subiu aos Céus, senão o que desceu dos Céus, o Filho do Homem, que está nos Céus.”
(João 3:13)

     Então, resta-nos mais uma pergunta: Onde fica o Guei-Hinom, ou seja; onde se encontra a sua contraparte física? 


     O Guei-Hinom encontra-se ao Sudoeste e ao Sul da Antiga Jerusalém. (Josué 15:8; 18:16; Jeremias 19:2, 6). O Vale estende-se para o Sul desde as imediações do actual Portão de Yafo, conhecido em árabe por Bab-el-Khalil, vira abruptamente para o Este no canto Sudoeste da cidade, e segue ao longo do lado Sul ao encontro dos vales de Tiropeom e do Cédron, num ponto perto do canto Sudeste da Cidade. Numa zona um pouco acima do local onde este Vale converge com os vales do Tiropeom e do Cédron, existe uma área mais larga. Era aqui a localização de Tofet, mencionado em 2 Reis 23:10. No lado Sul do Vale, perto da sua extremidade oriental, encontra-se o lugar tradicional de Acéldama, o "Campo de Sangue", o Campo do Oleiro comprado com as 30 moedas de prata de Yehudá HaShaliach (Mateus 27:3-10; Atos 1:18, 19). Mais para cima, o Vale é bastante estreito e fundo, com muitas câmaras sepulcrais nos socalcos dos seus penhascos.


     O Guei-Hinom faz parte da fronteira entre as tribos de Judá e de Benjamim, encontrando-se o território de Judá ao Sul, o que situava Jerusalém no território de Benjamim, conforme delineado em Josué 15:1, 8; 18:11, 16. O Vale é agora conhecido pelos árabes como Uádi er-Rababi.
    O termo que designa o Guei-Hinom, em sua versão aramaica, surge doze vezes no texto bíblico, nos seguintes locais:
  • Mateus 5:22, 29, 30; 10:28; 18:9; 23:15, 33
  • Marcos 9:43, 45, 47
  • Lucas 12:5
  • Tiago 3:6
     Geena refere-se ao Vale de Hinom, fora das muralhas de Jerusalém. Este Vale era usado como depósito de lixo, onde se lançavam os cadáveres de pessoas que eram consideradas indignas, restos de animais, e toda outra espécie de imundície. Usava-se enxofre para manter o fogo aceso e queimar o lixo. Yeshua Rabeino HaMashiach usou este Vale como símbolo da Punição destinada aos pecadores.

     O neto de Acaz, o Rei Manassés, promovendo este tipo de prática degradante em grande escala, também veio a fazer "os seus próprios filhos passarem pelo fogo no Vale dos Filhos de Hinom", conforme 2 Crónicas 33:1, 6, 9. O Rei Josias, neto de Manassés, finalmente acabou com esta prática por profanar este lugar, especialmente em Tofete, tornando-o impróprio para a adoração, talvez por espalhar ali ossos ou lixo, conforme 2 Reis 23:10 que informa:

"Também profanou a Tofeth, que está no Vale dos Filhos de Hinom, para que ninguém fizesse passar a seu filho, ou sua filha, pelo fogo a Moloch."

      Comentando este versículo, o erudito judeu David Kimhi (1160?-1235?) diz o seguinte como possível explicação sobre Tofete:

"Nome do lugar em que eles faziam seus filhos passarem pelo fogo para Moloque. O nome do lugar era Tofete, e diziam que era chamado assim porque eles dançavam e tocavam pandeiros – do Hebraico Tofim - por ocasião da adoração, para que o pai não escutasse os gritos do filho quando o estivessem fazendo passar pelo fogo, e para que seu coração não ficasse agitado e ele o tirasse das mãos deles. E esse lugar era um Vale que pertencia a um homem chamado Hinom, de modo que era chamado de 'Vale de Hinom' e de 'Vale dos Filhos de Hinom'. E Josias conspurcou aquele lugar, reduzindo-o a um lugar impuro, para nele se lançarem carcaças e toda impureza, a fim de que nunca mais subisse ao coração do homem fazer seu filho ou sua filha passar pelo fogo para Moloque." 
(Biblia Rabbinica, Jerusalém, 1972).

          O Novo Comentário Bíblico, na página 779, em inglês, diz:

"Geena era a forma helenizada do nome do Vale de Hinom em Jerusalém, no qual se mantinham constantemente o fogo aceso para consumir o lixo da cidade. Este é um poderoso quadro da Punição destinada aos pecadores. Visto que alguns israelitas sacrificavam ali seus filhos a Moloque, o Vale veio a ser considerado como lugar de abominação. Num período posterior foi transformado num lugar onde se jogava o lixo, e perpetuavam-se os fogos para impedir uma pestilência."
(Nova Iorque, 1950, Vol. 15, p. 5576)

     Apesar dos israelitas darem continuidade – ainda que de forma tardia – ao culto idólatra e perverso em nome de Moloch. Os estudiosos afirmam ainda que, quando os israelitas queimavam seus filhos vivos, naquele Vale, Deus disse que algo tão horrível nunca lhe subira ao coração, conforme Jeremias 7:30-31:

"Pois os filhos de Judá fizeram o que é mau aos meus olhos, é a pronunciação de Jeová. Colocaram as suas coisas repugnantes na casa sobre a qual se invocou meu nome, para a aviltarem. E construíram os altos de Tofete, que está no vale do filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e suas filhas, coisa que eu não havia ordenado e que não me havia subido ao coração."

     O conceito rabínico, judaico, segundo expresso na Enciclopédia Judaica, reza como segue:

"No dia de julgamento final, haverá três classes de almas: as dos justos serão imediatamente inscritas para a vida eterna; as dos iníquos, para o Guei-Hinom; mas as daqueles cujas virtudes e pecados se equilibrarem baixarão ao Guei-Hinom, e flutuarão para cima e para baixo até que se ergam, purificadas. Por causa deste santuário ritualístico para sacrifícios humanos, Jeremias amaldiçoou o lugar e predisse que se tornaria um lugar de morte e de corrupção (7:32; 19:6). Este vale é mencionado, não por nome, em Isaías 66:24, mas como local em que os cadáveres de rebeldes contra o Eterno devem jazer. Na literatura rabínica, porém, o fogo eterno não é certamente punição eterna. O Guei-Hinom é um lugar em que os iníquos são torturados a fim de se purifiquem ou sejam guardados para o Fim Último, o que talvez reflita a idéia de aniquilação (Mt 10:28)."


      Assim, respondemos as seguintes questões até aqui: Quando foi criado o Guei-Hinom? Como foi criado o Guei-Hinom? Como ele veio a ser chamado por esse nome? Onde ele fica localizado?
     Na próxima parte obteremos a resposta das seguintes questões: O que acontece lá? E o que devo fazer para me livrar do Guei-Hinom?

Shalom UL’Hitraot!!!

Fontes bibliográficas:

·         Wikipédia – A maior Enciclopédia digital do mundo.
·         Zohar – Editora Sigal – Argentina.
·         Bíblia on-line - www.bibliaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário