quinta-feira, 18 de agosto de 2011

As Vinte e Duas Letras da Criação


As Vinte e Duas Letras da Criação
dwoy twytwa Mytvw Myrve
   
 No sefer Yetzirá, no seu capítulo dois, versículo dois, encontraremos a seguinte declaração:
Nlqv Npru Nbux Nqqx doy twytwa Mytvw Myrve
 rwul dyteh lk taw rwuyh lk ta Mhb ruw Nrymhw
Esrim UShetaim Otiot Yessod: Chaqaqan, Chatzavan, Tzarfan, Sheqalan, VeHamiran, VeTzar BaHem Et Kol HaYetzur VeEt Kol HaAtid L’Tzur.
“Vinte e duas Letras Fundação: Ele as gravou, esculpiu, permutou, pesou, transformou, e com Elas, Ele escreveu tudo o que formou e tudo o que seria formado.
      No dia 17 de Agosto de 2011, recebi uma postagem no ORKUT, mencionando a referida passagem acima do Sefer Yetzirá, seguida de uma pergunta: “Onde se encontra na Torá tamanha proeza?” – foi o que ele, o Chaver Yosef Ben Yeshua Alfenas – Brasil, me perguntou. Bom, o meu primeiro impulso foi respondê-lo prontamente, porém, achei que seria prudente primeiro alertá-lo para o fato da linguagem usada no Sefer Yetzirá ser uma linguagem mística por natureza e que no mundo judaico não há outro livro que fala tanto em tão poucas palavras. 

Escrevi para ele de volta, alertei a ele sobre fato, e daí me peguei elaborando uma resposta satisfatória, quando ele me surpreende com a seguinte declaração: “Chaver, achei a passagem onde a declaração se encontra; está em Bereshit (Gênesis 2:1). Surpreso, fui conferir imediatamente, e para a minha surpresa; estava lá, em Bereshit Pereq Shetaim VePassuq Echad, li e lá encontrei Escrito:
Mabu lkw Urahw Mymvh wlkyw
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22
VaYekhulo HaShamaim VeHaAretz VeKhol Tzevaam
“E acabou de criar-se os Céus e a Terra e todo o seu Exército.”

     E ali está a declaração nas Escrituras Sagradas em Hebraico de que o Eterno, Bendito Seja o Seu Nome,Criou os Céus e a Terra a partir das vinte e duas Letras da Fundação do Universo, ou seja; Ele primeiro criou as vinte e duas letras do Alef-Beit e com Elas Ele Criou o Mundo inteiro, é por essas e outras que a Língua Hebraica é chamada de Lashon HaQodesh – Língua Santa – pois, nada do que há e do que houve e do que haverá, não viriam a existência se o Eterno, Bendito Seja o Seu Nome, não as tivesse criado e permutado, escrevendo antes do Livro a História do Universo e a Sua Própria História. Barukh HaShem LaZe!!!


     Assim como me foi útil as informações prestadas pelo Chaver Yossef, acredito que será útil para vocês também, e por isso quis compartilhas com todos, estas pérolas tão raras e preciosas.

     Parabéns Chaver Yossef, que o Eterno, Bendito Seja o Seu Nome, ilumine sempre o seu caminho e sua busca que tem iluminado a todos nós, os estudantes da Sagrada Torá conjuntamente.
 
Shalom UL’Hitraot!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário