quarta-feira, 16 de março de 2011

Chag Purim Sameach!

פורים
Purim

Jejum - dia 17/03/11
Festa de Purim Gadol dia 20/Março/2011 Domingo (14 do mês Adar II)
“Esses dias serão lembrados e comemorados em todas as gerações, em todas as famílias, em todas as províncias, em todas as cidades” ... (Esther 9:28 ).

      Purim é uma festa envolvente e que exerce um incrível fascínio sobre nossos filhos.Vestir fantasias alusivas aos personagens da história, preparar Mishloach Manot, ajudar os necessitados, participar de uma refeição festiva e escutar aleitura da Meguilá são tarefas às quais se dedicam com entusiasmo.
      Segundo um Midrash (comentário Rabínico), Purim nunca deixará de existir e ninguém está isento de sua observância - homens, mulheres e crianças. E os acontecimentos serão lembrados pela leitura da Megilá e celebrados com festas, oferta de alimentos, alegrias e presentes.
     A Meguilá é um relato dos acontecimentos que ocorreram na Pérsia, na cidade de Shushan, aproximadamente 450 A/E.C., durante o exílio da Babilônia, entre o Primeiro e Segundo Templos. É a única obra, entre os livros do Tanakh, na qual o Nome de Deus não é mencionado.
     A lição de Purim é que quando os judeus se encontram em alguma situação de perigo, a primeira atitude sempre a tomar é a de fortificar seus laços com Deus e ampliar ainda mais o estudo da Torá e o cumprimento das Mitzivot. A união e esforço conjunto dos judeus de Shushan, especialmente das crianças, através de jejuns e orações sob a liderança de Mordechai, e o papel fundamental de Ester junto ao rei, mudaram a sorte do povo e o destino mais uma vez a seu favor.
      O Jejum de Purim (Ta’anit Esther) é realizado, simbolicamente, por um dia, todos os anos do nascer do sol ao por do sol, próximo da véspera de Purim, ou seja, no dia 11 de Adar (este ano no dia 17/03/11).
     Em 2011 será o 2484º aniversário do dia que os judeus triunfaram sobre a "solução final" instigada por Haman, nos dias do Império Persa.  
      Em 587 A/E.C. os filhos de Israel das tribos Judá e Benjamin foram deportados para a Babilônia, como descritos em 2°Reis 25.
     Após certo tempo, o domínio babilônico passou para a mão dos persas (Irã). Por volta de 450 A/EC, levantou-se um rei persa chamado Achashverosh (Assuero), identificado pelos historiadores como Xerxes I. Seu reino foi de grande abrangência, e seu trono ficava em Shushan, cidade pertencente aos impérios babilônico, Persa e Parto, localizada a 250 km ao oriente do Rio Tigre, atualmente a região sudoeste do Irã. Em seu reino havia um judeu, benjamita, de nome Mordechai, que tinha sido transportado de Jerusalém com os cativos de Judá (Esther 2:5-6). Mordechai foi o primeiro homem na história a ser chamado de ‘judeu’, antes disso, os judeus eram chamados de hebreus ou israelitas. Ele criara a sobrinha (Esther 2:7), chamada Hadassá.


     No próprio livro de Esther está registrado o nome da festa quando explica: “Por isso, àqueles dias chamam Purim (‘sortes’), por causa do Pur (‘sorte’). Por causa de todas as palavras desta carta e do que viram e do que lhes tinha acontecido”. (Meguilat Ester 9:26).

rqyw Nwvvw hxmvw hrwa htyh Mydwhyl
La’Yehudim Hayeta Orah Vesimcha Vesason Vikar!
Para os judeus, houve luz, alegria, regozijo e honra!




Um comentário: