terça-feira, 22 de março de 2011

Vamos exterminar os descendentes de Amalek


    
     A Torá nos ordena exterminar os descendentes de Amalek. Portanto, todo judeu consciente de sua obrigação enquanto judeu, deve perseguir, matar e exterminar todo e qualquer descendente de Amalek. Mas... como reconhecê-los?!



    Aqui vai uma dica: No Sefer Shemot (Êxodo) 17: 1 em diante, encontraremos o seguinte:

“Toda a Congregação dos filhos de Israel partiu do Deserto de Sim, indo de lugar a lugar, segundo o Mandamento do Senhor. Acamparam-se em Refidim, mas não havia ali água para o povo beber. Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. Respondeu-lhes Moisés: por que contendei comigo? Por que tentais ao Senhor? Tendo aí o povo sede de água, murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e a nossos filhos, e a nosso gado? Clamou Moisés ao Senhor: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejarão. Então disse o Senhor a Moisés: Passa adiante do povo. Toma contigo alguns dos anciãos de Israel, e leva contigo a tua Vara, com que feriste o rio, e vai. Eu estarei ali diante de ti sobre a Rocha, em Horebe. Feriras a Rocha e dela sairá água, e o povo beberá. Moisés assim o fez, na presença dos anciãos de Israel. E chamou o nome daquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós ou não?”



         Se continuarmos lendo o livro, encontraremos adiante a batalha travada entre Israel e Amalek, e o mandamento do Eterno, nosso Deus, com relação ao extermínio de todos os descendentes de Amalek por todas as gerações (Êxodo 17:14).
        No versículo quatorze vemos o atrito físico entre os filhos de Israel e outra nação, porém, a guerra havia sido declarada muito antes disso, pois, os Amalekitas foram ali simplesmente representações físicas (encarnações) do Yetzer HaRa - a má inclinação, que trouxemos como herança, do Egito, e que pode ser claramente identificada todas as vezes em que nos sentimos atraídos pelo profano, pelo impuro, pelo impróprio, pelas coisas pertencentes a outros povos que a todo o momento procuram nos desviar, ainda que inconscientemente, de nossa obrigação para com as Mitzivot da Torá. Ou seja; os amalekitas só apareceram para guerrear contra nós lá no Deserto, depois que o espírito de Amalek se apossou de nossos corações, inflamando-nos o Yetzer HaRa, e assim, nos distanciando de Deus, e nos distanciando uns dos outros. Só depois que nos afastamos de Deus, e por conseqüência, nos afastarmos uns dos outros, é que pôde Amalek ser representado fisicamente nos amalekitas, que hoje são todos aqueles que procuram nos dividir, e por conseguinte, nos enfraquecer.



     Agora que conseguimos identificá-los, como faremos para destruí-los?

     “Então veio Amalek, e pelejou contra Israel em Refidim. Pelo que Moisés disse a Josué: escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amalek. Amanhã estarei no cume do outeiro. e a Vara de Deus estará em minha mão.” Shemot (Êxodo) 17: 8-9

      O Segredo se encontra na Vara de Deus que estava na mão de Moisés, se tão somente podermos obtê-la, poderemos então destruir a Amalek e a sua descendência. Mas como poderemos obter a Vara de Deus, aquela que estava na mão de Moisés?! Onde ela está agora?

     O registro do lugar onde esta Vara de Deus está guardada se encontra no Tehil (Salmo) 23: 4 quando diz:

     “... ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; a Tua Vara e o teu Cajado me consolam. ...” 



     Ora, sabemos que David HaMelekh o compositor deste Tehil, foi um bravo guerreiro, que em momento algum se afastou de Deus e de sua Torá, e foi essa associação que sempre o guiou para as “Águas Tranqüilas”, realizar em seus atos cotidianos a Vontade de Deus contida em suas Mitzivot VeHaHuquim (Mandamentos e Estatutos). Essa é verdadeiramente a Vara de Moisés; a Sagrada Torá que sempre quando nós os judeus nos afastamos dela, conseqüentemente, nos afastamos de Deus e por sua vez uns dos outros, então o mal contra nós se materializa para machucar nossos corpos, pois nosso espírito já fora machucado pela nossa descrença. Portanto, Amalek é o Yetzer HaRa (nossa má inclinação), que nos seduz com as coisas dos gentios, causando-nos divisão, nos afastando da Santa Torá, nos levando para longe do Eterno, nosso Deus, bendito seja o Seu Nome, para em seguida perdermos todo o bem material que adquirimos com árduo trabalho e de forma honesta. Porém, como fez Moshe Rabeinu, façamos nós também; sempre que a má inclinação se nos apresentar em nossas mentes, sugestionando-nos o mal, levantaremos para ela a Torá do Eterno, nosso Deus, bendito seja o Seu Nome, recitando as Mitzivot referentes ao delito sugestionado pela má inclinação naquele momento, assim o mal se afastará de cada um de nós, pois foi assim que Moisés ganhou a guerra contra Amalek; erguendo os braços e apresentando para o mal a Vara de Deus que hoje está em nossas mãos para usarmos da mesma forma, como fez o Rabi Yeshua MiNetzret, quando foi abordado pelo tentador que com palavras sedutoras procurou desviá-lo da Sagrada Torá, porém, sem hesitar, Ele ergueu a mão e lhe apresentou os mandamentos do Eterno em voz alta, referente aos delitos sugestionados pelo mal como segue:


     “... O tentador chegou-se a Ele e disse: Se Tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Respondeu Rav Yeshua MiNetzeret: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da Boca de Deus (Deuteronômio 3:8). Então Satan o levou à Cidade Santa e o colocou sobre o topo da Beit Kadish. E lhe disse: se Tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo. Pois está escrito: Aos seus anjos dará ordens a Teu respeito, e eles te tomarão nas mãos, para que não tropeces nalguma pedra. Respondeu-lhe Rav Yeshua MiNetzeret: Também está escrito: Não Tentarás o Senhor teu Deus (Deuteronômio 6:16). Levou-o novamente o opositor a um monte muito alto, e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: Tudo isso te darei, se prostrado, me adorares. Então Rav Yeshua MiNetzeret disse: Vai-te Satan! Pois está escrito: ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Deuteronômio 10:20). Então o opositor o deixou, e chegaram os mensageiros e o serviram.” Sefer Matai (Mateus) 4:3-11

Nenhum comentário:

Postar um comentário