quinta-feira, 16 de julho de 2015

Yetser Hará (A má influência)

Yetser Hará

O parashá Vayishlach narra a luta entre Yaakov (Jacó) e um anjo celestial, até que Yaakov faz uma pergunta incomum para o anjo: "Qual é seu nome?".
(Gênesis 32: 23-30)



Sforno, um grande estudioso que viveu na Itália no século XVI, explica que este anjo representa o Yetzer Hará. A má inclinação humana.
Yetzer Hará sempre desafia os homens em suas áreas fracas. Então ao perguntar seu nome, Yaakov estava na verdade perguntando:’’ Em que ponto fraco estás me desafiando?’’ Ele queria saber em que deveria aperfeiçoar-se.
E o anjo respondeu-lhe: " Não pergunte o meu nome"
Esta resposta nos dá uma ideia de como funciona o Yetzer Hará: Ele tenta nos esconder a verdade, não quer que conheçamos o ponto fraco onde nos quer atingir.
Mas podemos analisar a resposta do Yetzer Hará mais profundamente, Ele está dizendo: "Eu não tenho nome, não sou nada e nem ninguém" assim entendemos que a tendência humana para o comportamento maligno, é na verdade uma ilusão.

Isso nos ensina uma lição importante para as nossas vidas. Quando nos esforçamos para fazer as coisas certas, como não enganar ou levantar falso aos outros, e ouvir aquela voz que tenta dissuadir; nesse momento é quando nos lembramos que Yetzer Hará não tem nome, e é apenas uma ilusão que podemos vencer e ignorar.

Podemos ilustrar com uma história de Jafetz Jaim que em uma manhã de inverno, tentou levantar da cama e Yetzer Hará disse: "Fique na cama, você é um homem velho." A resposta de Jafetz Jaim foi saltar para fora da cama e dizer-lhe: "Isso pode ser verdade, mas você é ainda mais velho e está disposto!".

Por: Chassid Melo
Fonte: AishLatino.com

6 comentários:

  1. Como seguir este blog e receber atualizações ?O Blog é uma benção do Eterno na Internet. Não sou ainda judeu mas estou tentando fazer a teshuvá. Um abraço a todos. Shalom.

    ResponderExcluir
  2. meu email, caso necessário :
    robertomenezes.rm@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom Sr. Roberto Menezes!

      Muito obrigado pela sua participação.
      No lado direito da página do Blog, o Sr. encontrará uma aba "Participar deste site", o Sr. deve clicar nela e se inscrever. Também temos o nosso cana no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC6oSY09PXmndE_zBs1wF7ZQ

      Além da página no facebook; Centro de Cultura Judaica de Caruaru: https://www.facebook.com/centrodeculturajudaicadecaruaru/

      Foi realmente um prazer ter os seus comentários em nossa matéria. Que o Eterno, bendito seja, lhe abençoe e concretize o desejo de seu coração. B'Shem Yeshua HaMashiach. Amén.

      Excluir