quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sefer Tanya 3° Parte


Sefer Tanya 3° Parte

Depois de ter lido a segunda parte: http://judeusdecaruaru.blogspot.com/2011/10/sefer-tanya-2-parte.html
Daremos continuidade na apresentação do Sefer Tanya, através do título:
 
Em troca da audiência privada


     Yechidut - audiência privada com o Rebe - é de fundamental importância no mundo da Chassidut. O Chassid entra na sala do Rebe, entrega-lhe um "balanço", delineando seu status espiritual no momento segundo sua opinião, e pede orientação e bênçãos em seu serviço de D'us. Grandes Chassidim se preparavam por meses, até mesmo anos, para este encontro tão desejado. Aquilo que se esperava do Chassid era deixado bem claro, e ele se devotaria a seu serviço Divino com todas as forças de sua alma, a fim de colocar em prática os conselhos do Rebe.
     Durante muitos anos, Rabi Shneur Zalman recebeu seus Chassidim em audiência privada. As perguntas que ele respondia eram múltiplas, e cobriam todo o espectro da vida judaica; cada pessoa era ajudada com seus problemas espirituais e dificuldades no serviço de D'us.
     Naturalmente, cada indivíduo exige suas próprias soluções pessoais, e embora os problemas de duas pessoas possam ser idênticos, as soluções devem ser específicas, dirigidas àquele indivíduo em particular. Os conselhos que precisa receber ajudando-o a superar seus problemas devem ser particularmente adequados as suas necessidades. Apesar dessa dificuldade, Likutei Amarim é essencialmente uma tentativa de colecionar, por escrito, todos os conselhos que Rabi Shneur Zalman deu a seus Chassidim. Fornece soluções a todos os problemas que um judeu possa enfrentar em seu serviço ao Criador.
     Assim, em sua introdução à obra, intitulada "Prefácio dos Compiladores", o autor explica que como não é mais possível para ele responder a todos individualmente e em detalhes a seus problemas específicos e, além disso, como o esquecimento é comum, "Registrei portanto todas as respostas a todas as perguntas, para serem preservadas como uma tabuleta, e para servir como um lembrete a todos, para que não mais pressione para uma audiência particular comigo."


As limitações da palavra escrita


    Como alguém que compreende intimamente seus Chassidim, Rabi Shneur Zalman estava consciente de que eles não aceitariam facilmente um livro em troca de uma audiência privada. De fato, em seu "Prefácio dos Compiladores", o autor explica a que ponto ouvir instruções éticas diretamente numa audiência é superior a vê-las em livros. No entanto, ele enfatiza que há uma distinção, embora sutil, entre instruções éticas e orientação no serviço de D'us. O livro que ele apresenta aos Chassidim é diferente de livros sobre instrução moral, pois este é um livro de conselho ou orientação, que podem também ser recebidos na forma escrita.
     Rabi Shneur Zalman explica que instrução ética escrita não terá o mesmo efeito sobre a pessoa que ao ouvi-la diretamente de seu professor, embora as palavras sejam idênticas. Pois o poder dos ensinamentos éticos não está apenas na sabedoria e opiniões nele ocultas, mas basicamente no esclarecimento que proporcionam. Uma pessoa que lê um livro absorve o conteúdo segundo sua maneira de servir a D'us, e segundo sua capacidade mental e entendimento. Se sua mente está confusa, ou se vagueia no escuro em seu serviço de D'us, não conseguirá perceber a luz oculta no livro. Isso não ocorre, porém, quando uma pessoa viaja até seu mestre e leva os problemas a ele. O professor, conhecendo a alma do aluno, se esforçará para encontrar o caminho até seu coração, de modo que suas palavras iluminem o discípulo, despertem-no e o influenciem. Assim, de fato, ouvir instrução ética diretamente numa audiência privada é bastante superior a vê-la nos livros.


Orientação e Ética


     Rabi Shneur Zalman assim expressa e dá credibilidade ao argumento que poderia ser esperado dos Chassidim que ficariam tristes ao trocar uma audiência privada por um livro. No entanto, frisa ele, há uma clara distinção entre instrução moral e orientação no serviço de D'us. O último não tenta provar nada, nem doutrinar nem convencer o leitor. Aqueles que estão interessados em procurar orientação são apresentados à solução adequada para seus problemas, sem qualquer tentativa de convencê-los a aceitá-la. É dever do indivíduo fazer o esforço para colocar o conselho em prática. Portanto, conclui o autor, os conselhos também podem ser dados por escrito. Esta, então, é a natureza singular do Tanya - um volume que oferece soluções a todos os problemas que tendem a incomodar aqueles que buscam devotar-se ao serviço de D'us. Evidentemente, como aquele que busca ainda não aprendeu todo o Tanya, estando portando inconsciente de toda a gama de problemas e suas soluções, ele pode ter dificuldade em encontrar o local exato no livro que trata de seu problema específico. Portanto, Rabi Shneur Zalman escreve que esta pessoa deveria "discutir seu problema com os eruditos mais destacados de sua cidade, e eles o solucionarão para ele." Apesar disso, em princípio, receber conselhos do Tanya é tão benéfico quanto recebê-los do próprio Rebe.


... continua ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário