domingo, 11 de setembro de 2011

40 Dias depois de Elul

40 Dias depois de Elul


O momento mais auspicioso para embarcar em um programa de auto-desenvolvimento é o primeiro dia do mês hebraico de "Elul". Por gerações, Elul é um tempo de mudança pessoal e de renovação. Elul, como o mês que antecede as grandes festas de Rosh Hashaná e Yom Kipur é um momento especialmente reservado para a preparação desses eventos.
Elul

Em Elul nos colocamos em perspectiva histórica, recordamos a História do povo judeu no Monte Sinai. Eles tinham cometido um erro com o bezerro de ouro, e as coisas não pareciam boas vis a vis a sua relação com Deus.
Foi no primeiro dia de Elul que o processo de reconciliação começou. Naquele dia, Moisés subiu ao Monte Sinai (terceira vez), onde passou 40 dias orando em nome da nação. Ao mesmo tempo, os próprios judeus sondaram as profundezas de seus corações e renovaram sua crença na qual foram desafiados por Deus no Sinai.
Quarenta dias depois, os judeus tinham levantado-se a uma posição espiritual onde eles foram novamente elegíveis para uma relação com o Eterno, Bendito Seja o Seu Nome. Naquele dia, Moisés desceu da montanha com um segundo conjunto dos Dez Mandamentos, simbolizando o Perdão de Deus e a restauração dos judeus como pessoas que devem levar a mensagem de Deus a todos os povos da terra. Essa reunião foi no dia de Yom Kippur, o Dia da Expiação. 


O valor judaico do número 40 

Por que especificamente o processo demorou 40 dias? Além do mais, o número 40 aparece em dezenas de lugares na Torá. A primeira vez que Moisés subiu a montanha, também estava lá 40 dias. Além disso, a história de Noé e o dilúvio, a chuva caiu por 40 dias. Os judeus vagaram pelo deserto durante 40 anos. E um banho ritual judaico Mikvê deve conter um mínimo de 40 unidades de água. E a lista de "quarenta" é ainda maior...

Quarenta é o conceito de renovação - um novo começo. Quarenta significa que algo pode ter o mesmo olhar de idade na superfície, mas sua essência é completamente nova. Considerar: A primeira vez que Moisés subiu ao Monte Sinai por 40 dias para receber a Torá, os judeus foram transformados a partir de uma coleção de indivíduos em uma nação. Os 40 dias de chuva de Noé simbolizam o mundo a partir novamente do zero. Os 40 anos vagando no deserto eram uma transformação do povo judeu para ser enraizada na mentalidade de escravos do Egito, uma que entende a verdadeira liberdade. E imersão no Mikvê é o símbolo judaico de consumar a renovação espiritual. (Da mesma forma, não é por acaso que Deus designou 40 semanas para o desenvolvimento humano no útero).
Os 40 dias de Elul até Yom Kippur foram cruciais para renovar o relacionamento entre Deus e o povo judeu. Toda vez que nós percebemos Deus como distante, podemos ter certeza de que não foi Deus quem se distânciou. A cidade tornou-se indigna de um relacionamento íntimo. Em 40 dias foram mudando o seu interior, e desde então, Elul é o momento de aperfeiçoamento pessoal e de renovação.
O Valor de Elul

A palavra Elul em Hebraico; tem um valor de 67, o número 67 em Elul nos traz uma mensagem de transição, pois, lidos separadamente, o numeral seis representará um “terminar de uma jornada”, enquanto que o numeral sete representará a conclusão da mesma. Elul é o último mês do Calendário Hebreu. A soma de 67 = 13 que é igual a 4 que é igual ao valor da letra Dalet cuja tradução é porta, portanto Elul representa a “Porta de Passagem de um Estado para Outro”, esse “Outro Estado” te será de imediato um tanto desconhecido e portanto ele é representado numericamente pelo numeral zero, daí; os 40 Dias depois de Elul.


Quem você seria? 

Os sábios ensinam que desde o momento da concepção humana, se leva 40 dias para a alma entrar no corpo em primeiro lugar.
Yom Kippur, que ocorre 40 dias de Elul, o dia do renascimento espiritual. Ou seja, o dia em que um "novo você" vai nascer. Assim, o primeiro dia de Elul marca a "concepção" de um “novo você espiritual”.
O desenvolvimento necessário para receber sua alma renovada começa agora.
Então, quem você seria em 40 dias? Imagine por um momento que tudo é possível. Suponha que você poderia eliminar tudo o que está errado e melhorar tudo o que há de bom em você. Quem você seria?

Gaste alguns minutos de visualização do "você" ideal. (É melhor escrever em uma folha). Considere estas perguntas:

- Que tipo de amigo ou parente que você seria?
- Como você agiria em público?
- Como você lidaria com seus assuntos privados?
- Que hábitos que você gostaria de quebrar?
- Como você gostaria de discutir?
- Em que você está pensando em gastar seu tempo e energia?
- Em que áreas você gostaria de ter mais controle?
- Que coisas você gostaria que não viesse em sua mente?
- Em que condições você gostaria de estar fisicamente?
- Em que áreas você gostaria de ser mais cuidadoso?
- Em que áreas você gostaria de ter menos preocupações? 


Depois de ter generalizado o "você" ideal, tenta descrever essa pessoa com mais detalhe, seja o mais específico possível. Isso não significa que você vai se tornar essa pessoa no próximo ano, mas se você não sabe onde você está tentando ir, nunca chegará lá.

Articula alguns objetivos específicos. Este é o primeiro passo para uma mudança permanente para o bem. Como diz o Talmud:

“De acordo com o modo como a pessoa quer ir e aonde ela quer chegar, esta será a maneira em que ela será guiada.”
(Makot 10b)

Fonte: http://www.aishlatino.com/h/rhyik/e/48420207.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário