sexta-feira, 29 de julho de 2011

As 54 Parashiot

As 54 Parashiot


     Um amigo meu do ORKUT o Sr. “Shalom”, me pediu alguma matéria referente às Parashiot. Dei uma pesquisada rápida (de última hora), e para atender ao pedido dele – e acredito que será de bom proveito para todos os leitores do BLOG – eis aqui a matéria: As 54 Parashiot.
      Desde muitos séculos existe o costume em todas as comunidades judaicas do mundo em ler toda a Torá em um ciclo de uma ano, finalizando na festa de Simchat Torá e recomeçando novamente sua leitura. Para este fim, os Sábios tem subdividido toda a Torá, em diferentes Sidurot ou Parashiot (seções). 

       
Similarmente ao critério utilizado para designar um nome a cada um dos cinco livros da Torá, para identificar a cada Parashá se tem escolhido um nome que tem sua origem em alguma ou algumas das palavras distintivas e não muito usuais que aparecem no começo da Parashá. Por exemplo: a primeira Parashá se chama Bereshit porque essa Parashá começa com as palavras: "Bereshit Bará Elohim", a segunda Parashá se chama Nóach porque essa Parashá começa dizendo: "Ele Toledot Nóach".

 
 
  
     Toda a Torá está subdividida em 54 Parashiot e esta é a ordem:

a) Livro de Bereshit - Gênesis: 12 Parashiot
1)Bereshit, 2)Nóach, 3)Lech Lechá, 4)Vaierá, 5)Chaié Sará, 6)Toledot, 7)Vaietzé, 8)Vaishlach, 9)Vaiéshev, 10)Miketz, 11)Vaigash, 12) Vaichí.

b)Libro de Shemot - Êxodo: 11 Parashiot
13)Shemot, 14)Vaerá, 15)Bo, 16)Beshalach, 17)Itró, 18)Mishpatim,
19)Terumá, 20)Tetzavé, 21)Ki Tizá, 22)Vaiakhel, 23)Pekudé.

c)Livro de Vaikrá - Levítico: 10 Parashiot
24)Vaikrá, 25)Tzav, 26)Sheminí, 27)Tazría, 28)Metzorá, 29)Acharé
Mot, 30)Kedoshim, 31)Emor, 32)Behar, 33)Bechukotai.

d)Livro de Bamidbar - Números: 10 Parashiot
34)Bamidbar, 35)Nassó, 36)Beaalotechá, 37)Shelach Lechá, 38)Kórach,
39)Chukat, 40)Balak, 41)Pinechás, 42)Matot, 43)Massé.

e)Livro de Devarim - Deuteronômio: 11 Parashiot
44)Devarim, 45)Vaetchanán, 46)Ékev, 47)Reé, 48)Shofetim, 49)Ki
Tetzé, 50)Ki Tavó, 51)Nitzavim, 52)Vaiélech, 53)Haazinu, 54)Vezot
Haberachá.



     Em cada um dos sábados do ano se deve ler na Torá uma Parashá de acordo à ordem dos cinco livros de Moshé. Porém, se uma festa cai em Shabat, não se lê uma Parashá senão uma leitura especial que não tem relação com a Parashá semanal com um tema relacionado com a festa, e se posterga a leitura da Parashá semanal até o Shabat seguinte.
     Às vezes, em alguns Shabatot se devem ler duas Parashiot juntas. Isto se deve ao fato de que o número de Parashiot é maior do que o número de
sábados que tem o ano, e ademais, á vezes que as festas caem em Shabat e nesses Shabatot, como explicamos anteriormente, não se lê a Parashá semanal. Nestes casos, geralmente, como primeira Aliá (subida para leitura) se lê a primeira e a segunda Aliá da primeira Parashá, a segunda Aliá será a terceira e quarta Aliá da primeira Parashá, na quarta aliá se lerá a sétima Aliá da primeira Parashá e a primeira Aliá da segunda Parashá, e assim por diante.
 Fonte:
Ricardo de Albuquerque Crasto

RABINO GOURARIE EM ÁUDIO E VÍDEO 
   
  Agora que conhecemos melhor as seções de leitura da Torá, as suas Parashiot e suas Sidurot (ordens), eu gostaria de compartilhar com você os frutos do trabalho do rabino Gourarie, que tem sido uma luz para todos aqueles que estudam a Torá on-line. Em seu BLOG: RABINO GOURARIE EM ÁUDIO E VÍDEO, vocês vão encontrar uma série de Drashot em áudio e vídeos do rabino em palestras, é simplesmente um espetáculo, é muito bom e esclarecedor. Dá uma passadinha lá!


     E para completar nosso “cardápio parashiótico” (kkk), visitem também o Blog: Sinagoga Shear Yaakov, lá você poderão visualizar as ordens das Parashiot em Hebraico e Português, além de ter os livros, capítulos e versículos correspondentes às Parashiot.



Boa leitura e pesquisa!
Shalom UL’Hitraot!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário