quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Tu BiShevat - O Ano novo das Árvores


O Ano Novo das Árvores

    Tu BiShevat ocorre no dia 15 do Mês de Shevat - neste ano de 5776, equivalente este ano ao dia 25 de Janeiro de 2016. Isso tem haver com o período em que os novos brotos das árvores despertam de seu sono invernal e recomeçam um novo ciclo frutífero.
      De acordo com a Torá, o Ano Novo das Árvores, está relacionado com os vários dízimos que devem ser  separados da produção na Terra Santa. 
      A Festa de Tu BiShevat tem como base a seguinte passagem da Torá, como está escrito:

"E quando tiverdes entrado na Terra, e plantardes todo tipo de árvores de comer, ser-vos-á incircunciso o seu fruto; três anos vos será incircunciso; dele não se comerá. Porém, no quarto ano todo o seu fruto será santo para dar louvores ao Senhor. E no quinto ano comereis o seu fruto, para que vos faça aumentar a sua produção. Eu sou o Senhor vosso Deus."
- Levítico 19:23-25 -

Celebramos o dia de Tu BiShevat comendo várias espécies de frutas, algumas da nova estação. Especificamente é costume comer dos frutos pelos quais a Terra de Israel é enaltecida, "Os Sete Tipos" (dois tipos de grãos e cinco tipos de frutas) que são destacados na Torá em seu louvor à Fartura da Terra Santa, conforme mencionados na Torá:

"Uma Terra de trigo e cevada, uva, figo e romã; uma Terra de azeitona e mel (tâmaras)."
- Deuteronômio 8:8 -


     Este dia possui um significado especial, pois, neste dia o ser humano é comparado com a árvore, conforme escrito na Torá:

"Pois o homem é uma árvore do campo."
- Deuteronômio 20:19 -

     Nossos sábios afirmam que as pessoas são de fato como árvores do campo em muitos aspectos e que há numerosas lições que as pessoas podem aprender com as árvores. Uma das coisas que aprendemos é que elas sempre crescem; enquanto estiverem vivas crescerão. Então, se uma árvore vive em constante crescimento, certamente as pessoas deveriam fazer o mesmo.


     Para nós, os judeus, a verdadeira media de crescimento em Torá e Mitzivot, estas são as nossas raízes e frutos.E é nesse aspecto que devemos crescer constantemente. Não importa quão "crescidos" venhamos a nos considerar no assunto, devemos crescer pelo menos um pouco mais amanhã. Sempre há espaço para melhorar e o momento é sempre propício para amadurecer.


     Os nossos Sábios nos ensinam que originalmente todas as árvores tinham frutos, e voltarão todas elas a terem frutos na Era de Mashiach. uma árvore sem frutos é sintoma de um mundo imperfeito, pois, a principal de uma árvore é produzir frutos. Assim que, se uma pessoa é uma árvore do campo, e o fruto é a maior realização de uma árvore, então, assim como as árvores, a pessoa que não se esforça para produzir bons frutos acaba por ser rejeitada por deus e pelos homens, como está escrito: 

"E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo."
- Lucas 3:9 -


     Segue então, algumas passagens das escrituras sagradas que consolidam este conceito de que; "O homem é uma árvore do campo":

"A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal era um Homem."
- Comentário do Zohar para Parashat Bereshit -
 Gênesis 2:17

- Números 5:6 -

- Deuteronômio 20:19 -

- Juízes 9:7-16 -

- Salmo 92:12-15 -

- Provérbios 11:30 -

- Isaías 11 -

- Jeremias 17:5-9 -

- Ezequiel 31 -

- Mateus 3:10 -

- Mateus 7:15-21 -

- Mateus 12:32-34 -

- Romanos 11:13-26 -


Tu Bishevat Chag Sameach!!!

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário