sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Um Moisés de nossos dias

Rav Ovadia Yossef
Um Moisés de nossos dias
 

      O Mundo Judaico está de luto pela perda de um dos maiores líderes de nossa geração - o maior Líder do Povo Judeu de nossa época.
 

     O Chakham Ovadia Yossef nasceu em 1920 em Bagdá no Irak. Filho de Rav Jacó e Geórgia Ovadia, emigrou com sua família para Jerusalém na idade de quatro anos. Em sua juventude estudou na Yeshivá Porat Yossef , foi ordenado rabino na idade de vinte e um anos e contraiu matrimônio aos vinte e quatro anos com Margalit Fattal (que faleceu em 1994 depois de ter criado onze filhos juntos).
     Em 1947 pediram ao Chakham Ovadia que fosse ao Cairo no Egito, para servir ali como mestre do Bet-Din local. Em 1949 regressou ao moderno Estado de Israel (fundado recentemente) e continuou seus estudos enquanto servia ao Bet-Din de Petach Tikvá. Também publicou o primeiro de sua série de livros; Chazon Ovadia e Yabia Omer durante essa época.
     Entre 1958 e 1965 serviu no Bet Din de Jerusalém e logo se foi à Corte Suprema Religiosa, de onde sérvio até 1968. Nessa ano foi eleito Rabino Chefe Sefaradita de Tel-Aviv e se manteve nessa posição até 1973, ano no qual foi eleito Rabino Chefe Sefaradita de Israel.
     Em 1984, o Chakham Ovadia começou o partido político Shaás, o qual é atualmente o quarto maior partido político da Knesset.


Destinado a Grandeza

Um dia se deram conta na Yeshivá Porat Yossef que faltava um jovem estudante. O pessoal não tinha a mínima idéia de onde ele poderia estar. Após vários dias procurando, o famoso Rosh Yeshivá Chakham Ezra Attiya (1885-1970), que foi um dos maiores eruditos do Mundo Sefaradita do século vinte (entre seus estudantes se encontra o Chakham Bem Tzion Aba Shaul e Rav Kaduri entre outros) se preocupou muito e decidiu ir à casa deste estudante.
      Quando o Chakham Attiya falou com o pai dele, este lhe esplicou que o negócio da família era uma pequena quitanda que necessitava da ajuda de seu filho para entregar os pedidos. O Chakham tentou convencer o PI da importância do estudo da Torá e tentou encontrar uma solução para o problema da mão de obra, porém, tudo o esforço foi em vão. O pai não estava disposto a ceder.
          Na manhã seguinte, quando o pai foi a quitanda e se surpreendeu ao encontrar o Chakham Attyia, o mesmo Rosh Yeshivá, parado do lado de fora da quitanda vestido com roupas de trabalho. Quando o pai de Ovadia perguntou para o Rabino o que ele fazia ali daquele jeito, ele respondeu:

“O estudo do teu filho é inquestionavelmente mais importante do que o meu, e estás assinando ao Gadol da próxima geração. Portanto, eu vou fazer a entrega dos pedidos no lugar dele. Apenas manda a teu filho de volta à Yeshivá!”

     O pai de Ovadia entendeu a seriedade do assunto e mandou seu filho estudar. O menino logo se converteria no Chakham Ovadia Yossef z”l.



Prodígio da Torá

     O Chakham Ovadia é conhecido principalmente por seu vasto conhecimento, como é possível constatar em suas responsas na Lei Judaica. Em uma responsa standar ele podia citar até cinqüenta fontes distintas sobre um mesmo tema. Em sua biblioteca particular havia milhares de livros. Certa vez um visitante lhe perguntou: “Rav, escutei que o senhor tem uma memória fotográfica, é verdade? O senhor conhece todos estes livros de memória?” Os que estavam presentes no momento da pergunta o desafiou dizendo: “escolha qualquer livro dentre os milhares na biblioteca, comece a ler uma linha e o Chakham Ovadia citará o resto da linha de cabeça.”
     O homem começou a caminhar até os livros do Shaas (Talmud), então todos começaram a rir. “Acreditamos que você não deveria começar com algo tão fácil.” Brincaram.
     Seu filho, o Chakham David Yossef Shlit”a, uma vez me contou em nome do seu pai que “ele deseja que todos saibam que seu domínio da Torá não deve a que seja um Milagre, se não que também se deve a seu incansável esforço e sacrifício pela Torá”. Uma manhã, seus filhos observaram uma situação sumamnete peculiar. O Chakham Ovadia se levantou rapidamente da cama, correu até o lavabo para lavar suas mãos, recitou Birkot HaTorá (bençãoes que se recitam antes de estudar a Torá) e logo correu a ver uma responsa do Rivash. Seus filhos estavam muito intrigados pelo que haviam visto e esperavam anciosos uma explicação. “Sabemos que amas a Torá” – disceram – “Porém, qual é o problema?”
     Ele lhes respondeu que na noite anterior havia se esforçado muito para intentar entender duas declarações aparentemente contraditórias que havia feito o Rivash, as quais pareciam ser irreconciliáveis. Logo ao pensar no assunto durante algum tempo o Chakham Ovadia havia logrado resolver a contradição. “Em meu sonho – continuou dizendo – me apareceu o Rivash e me disse: ‘Efetivamente tu tens entendido minha intenção; não há contradição alguma entre minhas duas declarações. Tudo isto será esclarecido em outra fonte que eu escrevi.’ Ao levantar-me, fui revisar a fonte mencionada e efetivamente tudo estava ali.”



Sede incansável

     O Chakham Ovadia Yossef tinha uma sede que de Torá que é um exemplo para todos nós. Numa manhã bem cedinho, seu filho despertou e encontrou a seu pai estudando deitado no chão de barriga para cima. Assustado lhe perguntou: “Pai, porque o senhor está no chão?!”
     O Chakham Ovadia respondeu: “Acordei cedo para estudar, subi em uma escada para alcançar um livro e caí. Pedi ajuda, mas não pude gritar pois estava muito dolorido (por causa da queda), então, ao invés de ficar apenas deitado no chão me retorcendo de dor e perdendo tempo, apanhei um dos livros (que caiu) ao meu alcance e comecei a estudar”. Mais tarde foi descoberto que o Chakham Ovadia tinha quebrado um osso na espádua e necessitou de cirurgia.


    
Seu coração estava com o povo

     Foi a aproximadamente dez anos atrás que o Chakham Ovadia sofreu o seu primeiro ataque cardíaco e foi trasladado com urgência ao hospital. Os médicos decidiram que era necessário realizar uma cirurgia de imediato. O Cakham Ovadia pediu que o levassem para casa e propôs que atrasassem a cirurgia por três horas. O Rabino Aryé Deri se sorpreendeu pela solicitação dele e tratou de convencê-lo de não esperar. Depois de aceitarem o seu pedido, o Chakham Ovadia revelou seus pensamentos: Ele estava a ponto de escrever uma responsa para uma Aguná (uma mulher que se considera casada segundo a Lei Judaica e por tanto não pode contrair segundas núpcias) e devido ao ataque cardíaco não pode terminá-la. “Pode ser que eu não saia com vida dessa cirurgia, então, o que será dessa pobre mulher? Ela restará desolada pelo resto da vida sem poder casar-se novamente. Eu tinha que terminar a responsa antes da cirurgia”.  
     Sem sombra de dúvida, a singularidade do Chakham Ovadia Yossef ia além de sua erudição e compaixão. Havia algo mais que ele possuía que fez dele alguém insubstituível, ele era o Líder da Comunidade de Torá a nível Mundial. Se houvesse uma pergunta em relação a qualquer faceta da vida judaica, ele era a pessoa a quem todos recorriam.
     O Chakham Ovadia tinha uma habilidade única, ele era capaz de falar no nível mais alto de erudição, e ao mesmo tempo poderia aproximar as pessoas mais simples à Corrente do Judaísmo. Ele tinha tempo para todo mundo, e todo mundo confiava nele. Desde Menachem Begin – que buscou seu conselho antes de devolver o Deserto do Sinai ao Egito – até os Primeiros Ministros e Presidentes atuais vinham buscar seu conselho antes de tomar decisões importantes. Era comum ver a rua bloqueada devido a que um alto funcionário havia vindo a buscar conselho e benção do Rabino.    
   Como residente de Har Nof, teve o mérito de viver NE mesma quadra que o Grande Sábio, e estava acostumado a isso, assim como também estava acostumado a ver a muitos israelitas não religiosos que de fez em quando bloqueavam a rua porque haviam vindo a fim de que o Chakham Ovadia fosse o Sandak na Berit-Milá de seus filhos.  
     Não é de estranhar que um estimado de que uma média de 850.000 a 1milhão de pessoas vieram assistir ao seu funeral, junto com outros 200.000 exilados fora da cidade de Jerusalém que foi fechada para qualquer tipo de tráfico (este foi o maior funeral da História de Israel). Desde judeus não religiosos que assistiam a suas milhares de aulas, até juízes da Corte Suprema que o solicitava a fim de resolver casos que eles não conseguiam resolver, quase 15% da população do Estado Judeu se aproximou para render homenagem ao Grande Sábio.
     A Grandeza do Chakham Ovadia não era só sua erudição na Torá e sua característica altruísta, se não que ele foi capaz de mostrar ao mundo – desde qualquer perspectiva – que a Torá tinha respostas para tudo. Este feito se vui claramente refletido em seu funeral, pelo grande número de assistentes e a incrível diversidade dos que estavam presentes. Todo tipo de judeus, de todos os âmbitos da vida, se uniram de pé em solidariedade e lamentação pela perda de um Grande Homem.
     Na Yeshivá de um Grande Sábio de Torá em Jerusalém, uma vez que o Chakham Yossef declarou o seguinte: “Nós dizemos ‘HaMaqom Yenachem Etchem Betoch Shear Avelei Tzion VeYerushalaim’ – Que o Lugar te console entre os que choram por Sião e Jerusalém. HaMaqom se traduz comumente como ‘Deus’ que é o ‘Lugar do Universo’. Porém o chakham Ovadia explicou que também pode significar que ‘o Lugar’ da pessoa no Outro Mundo deveria consolar-te, é dizer; seu Eterno Lugar que há alcançado através de seu estudo de Torá e cumprimento de Mitzivot.
     Que o Lugar que o chakham Ovadia conduziu aos judeus do mundo e, concretamente, ao Mundo Sefaradita de hoje em dia – umn´vel que nem se quer se podia sonhar anos atrás – nos dê consolo para que possamos continuar com seu legado.



O Chakham Ovadia Yossef passou a brilhar no Outro Mundo no dia 7 de Outubro de 2013

Fonte: http://www.aishlatino.com/iymj/mj/Rav-Ovadia-Yosef-Comandante-en-Jefe-de-la-Tora.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário