segunda-feira, 6 de junho de 2011

OLivro da Formação


hryuy rpo
OLivro da Formação

 
    Aqui no BLOG dos Judeus de Caruaru, já falamos do Sefer HaZohar e de sua importância no mundo judaico e no meio exotérico. Agora vamos falar de uma outra pérola literária muito rara e de muito valor: O Sefer Yetzirá.


    O Sefer Yetzirá - O Livro da Formação – é o um dos textos mais antigos do mundo da literatura judaica, cuja aparição, segundo especialistas como Gershom Scholem, se situaria entre os séculos II e IV de nossa era.


     Sefer Yetzirá (ספר יצירה) é um texto antigo pertencente ao corpus da Kabalá Judaica. O Livro Yetzirá é um dos remanescentes dos livros secretos hebraicos, um dos mais antigos e está ligado a literatura dos Santuários e da Carroagem, é uma das colunas secretas sobre a qual se baseia a Kabalá.
     O escritor declara ter descoberto o Ato da Criação (sua Fórmula).


     O texto inicia com as palavras; "Com trinta e dois Caminhos maravilhosos da Sabedoria legislou o Eterno dos Exércitos, o Deus de Israel, o Deus Vivo e Rei do Universo, Deus Misericordioso e Gracioso que se assenta para sempre, Santo é o Seu Nome e o seu Universo."
     Os Trinta e dois Caminhos da Sabedoria são compostos dos 10 Dígitos e das 22 Letras do Alfabeto Hebraico. O Autor declara que através destas contagens Criou Deus o Universo e quando Abraão descobriu este Segredo, compreendeu o Segredo da Verdadeira Fé.


     “Porque Abraão nosso pai viu sobre Ele a Paz, viu e investigou e legislou, esculpiu, gravou acrescentou e criou com o erguimento das suas mãos, foi-lhe descoberto ao Senhor de Tudo que o assentou em seu Interior, o abraçou e beijou sua cabeça, chamou-o Seu Amado e o chamou pelo nome e fez com ele um Pacto para ele e sua descendência para sempre e como foi dito; “e creu no Senhor e isto lhe foi imputado como justiça.”
(Gênesis 15:6)

     O Sefer Yetzirá sempre foi (e ainda é) uma literatura levada em alta conta pelos sábios de todas as gerações do mundo judaico, prova disso é que não raro encontramos citações dos mais renomados eruditos e estudiosos judeus de forma favorável á santidade do Sefer Yetzirá, entre eles o Gaon de Vilna, Ramban, Raivad, Moisés Botarel, Otsar HaShem, Saadia Gaon, entre outros. Cada capítulo do livro finaliza com um exercício prático de meditação kabalística. O Sêfer Yetsirá é um dos mais importantes textos kabalísticos. Ele versa sobre o misticismo e a tradição mágico-esotérica judaica, descrevendo a Criação Divina, que é apresentada como sendo resultante das combinações e permutações das letras do Nome de Deus. Sua importância para o judaísmo como um todo pode ser inferida do fato dele ser um dos textos judaicos mais antigos, e traz a mais antiga citação do conceito das Sefirot.


     Mas, em que nos pode ser útil o Sefer Yetzirá nos dias de hoje (para os judeus e estudantes da Torá que não são kabalistas)?
     O Sefer Yetzirá pode ter seu valor comprovado facilmente em qualquer círculo religioso cujo o estudo esteja focado nos Sagrados Textos da Santa Torá, uma vez que o Sefer Yetzirá lançará Luz sobre alguns temas das Sagradas Escrituras ainda obscuros para a maioria das pessoas, e que acabam por suscitar questões aparentemente sem respostas como por exemplo:
·        Se todas as Bênçãos Divinas são de caráter espiritual, então; porque sentiu o Eterno necessidade de Criar um mundo físico?
·        Se os anjos não são homens, não são deuses e nem animais, o que são?
·        Como de fato posso entender esse conceito de; “Façamos o homem a Nossa Imagem e como Nossa Semelhança”?
·        Porque a necessidade dos Patriarcas e Profetas de quando oravam a Deus, abriam as mãos, punham suas cabeças entre suas pernas?
·        Porque levantavam as mãos paralelas aos Céus?
·        Porque a maioria dos judeus de hoje balançam o corpo para trás e para frente enquanto oram?
     Estas e outras questões são abordadas e aclaradas com maestria, beleza e espiritualidade nas palavras do Sefer Yetzirá, cujo o autor não se sabe ao certo e cujo surgimento não se tem certeza. Sabemos que a Tradição dos Antigos atribuem a autoria do Sefer Yetzirá ao Pai Avraham e que seu surgimento (ou descoberta) teria se dado por volta do século II, sob as mãos do renomado Rabi Akiva. De lá para cá, o Sefer Yetzirá tem sido uma ferramenta preciosa para formar pontes sobre conceitos judaicos de diversos ramos e linhas de pensamento do mundo judaico, que diga-se de passagem é bem diversificado e sob um “primeiro olhar” bem confuso, porém, o Sefer Yetzirá, assim como as outras literaturas de valor semelhante, tem atenuado essas diferenças e reforçado aquele velho provérbio judeu; “onde há dois judeus há três opiniões”, e nem por isso estão de todo certos e nem de todo errados, pois, como está Escrito: 

“E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará.”
(João 8:32)

     Observe, as Escrituras não te prometem o “Conhecer de toda a Verdade”, mas o “Conhecer da porção da Verdade necessária para te libertar” e é justamente aí onde a individualidade da Revelação é manifestada. Por isso, certas “Verdades” das Escrituras Sagradas parecem não fazer sentido para alguns e por outro lado para outros fazem as mesmas “Verdades” todo o sentido do mundo, porque só te será revelado o que você pede, e geralmente pedimos aquilo que nos trás uma sensação de liberdade, seja do engano, seja do mal, do vício em fim.

     Toda a Verdade está contida na Torá, daí, todo o resto do Tanakh, a B”sorat-HaQuedoshá, o Talmud, o Zohar, o Bahir e por fim o Sefer Yetzirá, são intérpretes por assim dizer das Palavras codificadas das Verdades contidas na Torá que te levarão à liberdade que buscas.

2 comentários:

  1. E eu sou gentio,de familia cristã,porém não adepto ao custume e crença.
    Mas estou fascinado com o grande conhecimento universais que há na cultura judaíca.
    E vou tentar compreender e decifrar os codigos que estão na Torá,Bíblia Grega e Zohar e demais livros de esoterismo e misticismo.
    Pois um judeu disse que para adquirir tais conhecimento,tem que ser judeu.
    Mas como acredito que o conhecimento está para todos que tem sede de verdade,e compreende as complexidades e leis universais que regem o universo.uns dos objetivo do homem é quebrar o paradigma.
    "Faça do conhecimento a tua maior paixão." -Espinoza
    "

    ResponderExcluir
  2. Que o Eterno, bendito seja Ele, te abençoe iluminando a sua mente e te encaminhando cada vez mais perto da Verdade.
    Shalom UL'Hitraot!!!

    ResponderExcluir