Almá ou Betulá?
Eitan e Moty afirmam que o Novo Testamento informa que Yeshua deveria nascer de uma virgem para que se cumprisse a Profecia proferida pelo Profeta Isaías no capítulo 7:14
O problema com essa afirmação é que quando lemos o trecho acima citado em Hebraico, não encontramos a palavra virgem (Betulá), encontramos a palavra jovem (Almá). Daí então se propaga que tal afirmação encontrada no Evangelho de Mateus é fraudulenta, estaria forçando a Profecia quando trocou a palavra jovem por virgem.
Desta forma, muita gente de forma precipitada acabou por rejeitar o Novo Testamento como um Livro inspirado por causa de argumentos como este.
Mas, enfim; é possível conciliar Almá com Betulá?
Sim, é possível. Segue as fontes acessadas por eles a fim de apresentar à luz da Tanakh e da Torá SheBeAlPê que tal conciliação não somente é possível como é a única explicação coerente do versículo:
- Êxodo 2:8 - Almá = Betulá
- Salmo 68:25 - Almá = Betulá
- Provérbios 30:19-20 - Almá = Betulá
- Cântico dos cânticos 3:1 / 6:8 - Almá = Betulá
- Isaías 7:14 Septuaginta (Tradução dos 70 Sábios judeus) παρθένος - Partenos - Almá = Betulá
- O Conceito de que Mashiach teria mãe e não pai tem sua origem na Tradição Oral; Gênesis Rabá 35 / Gênesis Rabá 37.
https://www.facebook.com/centrodeculturajudaicacaruaru/videos/1672230146354267/
Depois de tudo, o Filho Profetizado era especial, dá pra perceber isso pelo próprio contexto sem maiores dificuldades. Contudo, a palavra utilizada para salientar que se tratava de algo sobrenatural e não de uma coisa corriqueira foi "OT" - אות que significa Milagre, como em:
- Êxodo 4:8 - Sinal=Milagre
- Números 14:11 - Sinal=Milagre
- Deuteronômio 4:34 - Sinal=Milagre
http://www.judaismonazareno.org/news/nasceu-yeshua-de-uma-virgem/
Para concluir, cabe salientar que o Sefer Yetzirá informa que a letra Mem representa o ventre (Sefer Yetzirá 3:6) e o Sefer HaBahir nos informa que há duas letras Mem, a fechada ם e a aberta מ. Em Isaías 9:6 o Mem utilizado no meio da palvra é um Mem fechado, o que não é comum, pois, o Mem fechado só se usa no final da palavra, enquanto no começo e no meio da palavra se utiliza o Mem aberto. Para os Mekubalim, esse Mem fechado no meio da palavra representa "O Segredo de HaShem a respeito de Mashiach", e este "Segredo" está revelado no Midrash: Gênesis Rabá 35 / Gênesis Rabá 37 - ou seja; que Mashiach nasceria de um ventre fechado. Por isso Mateus afirma:
"Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco."
Shalom UL'Hitraot!!!