Sefer Tanya 2° Parte
Depois de ter lido a primeira parte: http://judeusdecaruaru.blogspot.com/2011/10/sefer-tanya-1-parte.html
Daremos continuidade na apresentação do Sefer Tanya, através do título:
Exílio Espiritual
Quando o
Tanya foi mostrado pela primeira vez a Rabi Levi Yitzchaq de Berditchev, ele
expressou sua admiração tanto pelo livro quanto pelo autor: "É um
milagre" - disse ele - "que o autor tenha conseguido encerrar um D'us
tão poderoso e impressionante num volume tão pequeno!" É por esse motivo
que esta obra básica da Chassidut de Chabad tem recebido tanta reverência,
sendo chamada de "O Sagrado Tanya" por todos.
Durante
quarenta anos Rabi Shneur Zalman de Liadi absorveu os ensinamentos de seus mestres,
tanto nos aspectos revelados quanto ocultos da Torá, até que eles se tornaram
parte de sua essência. Nos dez anos seguintes, no Shabat antes de Rosh Chôdesh,
e nos Dias Festivos, ele ensinou em público aquilo que tinha aprendido de seus
professores. Assim o Tanya começou a tomar forma.
Estes
ensinamentos foram originalmente registrados de memória por alguns dos
discípulos de Rabi Shneur Zalman, e circulavam no formato de panfletos. No
entanto, devido aos muitos erros que inevitavelmente apareciam nos manuscritos,
e especialmente porque alguns eram alterados por aqueles que se opunham aos
caminhos da Chassidut, Rabi Shneur Zalman finalmente decidiu publicar seus
ensinamentos no formato impresso. Isso se provaria como sendo um benefício à
sua própria geração, bem como das gerações futuras.
A Estrutura do Tanya
O Tanya
é conhecido como o Shulchan Aruch da Chassidut Chabad. Correspondendo ao
Shulchan Aruch, o Tanya também é dividido em quatro partes: A primeira seção do
Tanya, Likutei Amarim, "Coletânea de Ensinamentos", corresponde à
primeira parte do Shulchan Aruch, Orach Chaim. A segunda seção, Sha'ar Ha'Yichud
VeHaEmunah, "O Portal da Unidade e Crença" - corresponde à segunda
seção do Shulchan Aruch, Yoreh De'ah. A terceira seção do Tanya, Iguêret Ha'Teshuvá,
"Carta de Arrependimento" - é comparada a Even HaEzer, e a quarta
parte do Tania, Iguêret HaQôdesh, "Carta Sagrada", é conhecida como a
Choshen Mishpat dos ensinamentos chassídicos.
A
orientação para o serviço diário de um judeu ao Todo Poderoso, serviço este
permeado por amor e reverência a D'us, é o tema central de Likutei Amarim. Nos
cinqüenta e três capítulos que compreendem esta seção do Tanya, Rabi Shneur
Zalman sistematiza os conselhos que tinha dado a seus inúmeros discípulos e
seguidores no decorrer dos anos. Aqui, revelada ante nossos olhos, está uma
maravilhosa tapeçaria de idéias sobre o mundo e sua natureza, sobre o judeu e a
composição de sua alma, e sobre o elevado status das Mitzvot da Torá e seu
relacionamento com o mundo físico.
O
conteúdo da seção seguinte do Tanya é sugerido por seu nome, Sha'ar Ha'Yichud VeHaEmunah,
"O Portal da Unidade e Crença". Em seus doze capítulos, aprendemos
sobre a crença como é compreendida no pensamento chassídico. Aprendemos sobre o
Criador e Seu mundo, e como o Eterno, Bendito seja, cria Suas criaturas, e como
Ele continuamente as sustém. Aprendemos como a existência de todos os seres
criados é anulada em relação a Ele.
Nos doze
capítulos de Iguêret Ha'Teshuvá, bem como o aprendizado sobre os princípios
fundamentais do arrependimento, que são expressos no abandono do caminho do
pecado, aprendemos também sobre como um homem pode retificar os danos que suas
ações negativas causaram.
Os
trinta e dois capítulos de Iguêret Ha'Qôdesh discutem assuntos relacionados ao
serviço do homem a D'us por meio do estudo da Torá, prece, caridade e ética.
Kuntres Acharon, o "Tratado Definitivo", com o qual se encerra o
Tanya, é uma análise penetrante dos conceitos cabalísticos que foram
mencionados na primeira seção do Tanya, Likutei Amarim.
A Torá Escrita
Em
geral, o Tanya é considerado como a "Lei Escrita" da filosofia
chassídica. O motivo para isso não é somente porque cada expressão é
absolutamente precisa em seu significado, mas também porque cada palavra, e até
mesmo cada letra, foi cuidadosamente pesada e considerada antes de ser escrita.
Está registrado que Rabi Shneur Zalman certa vez disse a seu irmão, que o
encontrou à escrivaninha, profundamente mergulhado em reflexão: "Esta é a
terceira semana consecutiva que estou analisando esta palavra específica,
debatendo se coloco ou não um 'e' antes dela!"
O Tanya
foi escrito para todo judeu, e é considerado o pão de cada dia para um Chassid.
O Rebe Anterior, Rabi Yossef Yitzchaq Schneersohn, que sua alma descanse no Gan
Eden, lembrou que certa vez quando seu pai começou a estudar o Tanya com ele,
explicou: "O Tanya é como o Chumash, os cinco livros da Torá. Todo judeu,
do mais notável até o mais simples - todos eles aprendem Chumash, e cada um
tenta entender aquilo que pode. Mas na verdade, ninguém entende por completo, e
quanto maior a pessoa, mais sabe o quanto está longe do entendimento."
Rabi
Hillel de Paritsh, um dos mais notáveis discípulos do autor, declarou: "Ao
ensinar o alfabeto a uma criança de três anos, se a pessoa ensinar a partir do
Tanya, com certeza ele não será um ateu. E um devoto total...?
Certamente!"
Além de
suas profundezas intelectuais, deve-se enfatizar os outros maravilhosos
benefícios do Tanya, que se expressam tanto em assuntos espirituais quanto
materiais. Quem reza pedindo para ter filhos será abençoado, se estabelecer
horários regulares para o estudo do Tanya; ler este livro é benéfico para
fortalecer os olhos; aprender o Tanya de cor purifica a atmosfera espiritual do
mundo, retifica os pecados da juventude, fortalece a memória e impede que se
tenha dúvidas nos assuntos da fé.
A Página Título
O Tanya
se inicia com a página título da primeira seção do livro, Likutei Amarim,
"Coletânea de Ensinamentos". A página título da obra não é apenas um
prelúdio ao seu conteúdo - ela, também, é considerada uma parte integral dos
ensinamentos do Tanya. O ilustre neto do autor, o Tzemach Tzedeq, explicou
longamente a página título, palavra por palavra, a seu filho, Rabi Shmuel, mais
conhecido como o Maharash. Por sua vez, quando Rabi Shmuel começou a estudar o
Tanya com seu filho, que se tornaria o Rebe Rashab, ele explicou as
intenções do autor na página título, a respeito do serviço do homem a D'us.
Quando
Rabi Shneur Zalman escreveu a página título, ali encerrou o conteúdo e a
essência de todo o livro. Aqui, aprendemos sobre o título da obra, sobre as
fontes das quais o material foi coletado, e sobre um princípio fundamental -
que a obra é relevante para cada judeu.
É
geralmente aceito nas Escrituras que o nome de uma pessoa ou local é indicativo
da natureza de sua existência, seu caráter ou sua composição. Se o objeto à
nossa frente pode ser visto sob vários ângulos diferentes, adquire diversos
nomes. Portanto, Rabi Shneur Zalman chama a primeira parte de sua obra por dois
nomes: "Likutei Amarim (Coletânea de Ensinamentos), que é intitulado Sefer
Shel Benonim."
Coletânea de Conselhos
A
primeira parte do título, Likutei Amarim, expressa a natureza prática dessa
obra. Da mesma maneira que autoridades publicam responsa - soluções para
problemas que surgiram em assuntos relacionados à A Lei Judaica - assim também
a primeira parte do Tanya é uma coleção de soluções para problemas no serviço
de D'us - conselhos que Rabi Shneur Zalman ofereceu durante muitos anos a
milhares de seus discípulos que abriam o coração para ele. Assim, o título
escolhido pelo autor retrata com maestria sua intenção - "responder com
palavras de verdade àqueles que buscam seu conselho" como declara o verso
em Mishlê (22:21).
Claramente,
esta obra não foi publicada para aumentar a fama do autor, pois ele deu-lhe o
título despretensioso de "Coletânea de Ensinamentos", alegando que
ele tinha meramente juntado e coletado os ensinamentos de outros. Ao contrário,
sua intenção era beneficiar os membros de sua própria geração, e as gerações
vindouras.
A
segunda parte do título, Sefer Shel Benonim, expressa a meta desta obra -
ajudar uma pessoa a tornar-se um Benoni, a pessoa "intermediária".
Segundo o Tanya, uma pessoa é descrita segundo os poderes de sua alma interior,
não segundo seu comportamento exterior e suas ações. O nível de um Tzadiq,
alguém perfeitamente justo, é extremamente elevado, e não pode ser exigido de
todos. De modo oposto, "o nível de Benoni pode ser atingido por qualquer
pessoa, e todos deveriam se esforçar para atingi-lo." O Tanya possibilita
a cada pessoa tornar-se um Benoni, e a orienta rumo a este objetivo. Este é o
âmago da expressão freqüentemente usada pelos Chassidim: "Oh, ser pelo
menos um Benoni."
Característico
de sua grande humildade, Rabi Shneur Zalman declara que o livro à frente do
leitor é "coletado de livros sagrados, e de mestres com inspiração
celestial" - como se não houvesse nada de novo em seus ensinamentos,
somente aquilo que foi reunido e extraído de outras fontes. O termo,
"livros sagrados", refere-se especificamente às obras do Rambam, aos
escritos do Maharal de Praga, e ao Shelah - Shenei Luchot Ha'Berit - de Rabi
Isaiah Hurwitz. Os professores de "inspiração celestial" a que o
autor se refere são principalmente o Báal Shem Tov, o Maguid de Mezeritch e
Rabi Menachem Mendel de Vitebsk, de quem Rabi Shneur Zalman foi colega e aluno.
"Pois está perto de você"
Rabi
Shneur Zalman apoiou toda a obra no versículo "Pois isso está muito perto
de você" (Devarim 30:14). O autor nos guia ao longo de uma larga trilha no
serviço de D'us, de uma forma que Torá e Mitzvot não são difíceis de cumprir,
nem distantes da pessoa. Ao contrário, são amadas por ela e próximas do seu
coração. Obviamente, nem todas as pessoas são feitas do mesmo molde. No
entanto, o Tanya fala para cada um - para a pessoa comum, para aquela cuja
conduta passada não era desejável, e também para aquela que já atingiu um nível
espiritual elevado.
O autor
enfatiza que explicará com clareza "como está muito próximo de você, em um
longo e curto caminho." Rabi Shneur Zalman nos mostra dois caminhos no
serviço Divino. Um, o "caminho curto", é especificamente para aqueles
cuja compreensão no conhecimento de D'us é limitada. Para eles, o autor oferece
o despertar do amor natural, latente, que está enterrado no coração de todo ser
humano. O segundo, "caminho longo", oferece uma trilha para servir a
D'us com amor e reverência, que são conseguidas por extenuantes esforços
intelectuais e muita meditação sobre a grandeza do abençoado Infinito Criador.
Os
Chassidim explicam que ao definir o Tanya como "um caminho curto e
longo", a metodologia de Chassidut Chabad cobre uma vasta área de assuntos
que, além do conhecimento em si, exigem grande esforço pessoal e serviço árduo.
Embora o caminho sugerido por Rabi Shneur Zalman seja longo por si mesmo, mesmo
assim é também um caminho curto, pois é o método mais eficaz de entrar no
santuário interior.
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