quarta-feira, 1 de maio de 2013

A Verdade Interior



A Verdade Interior



     Na Parashá Lekh Lekhá (Gênesis 12-17), nos é apresentado Abraão, o primeiro judeu. Até agora, as mensagens da Torá haviam sido mensagens universais e relevantes para toda a humanidade. Porém agora, as mensagens começam a ser más específicas e únicas para o povo judeu, a partir da primeira comunicação de Deus com Abraão.
     A Torá não é um Livro de História apenas, é um Manual de Instruções para a Vida. Assim que se a Torá nos diz que Deus se comunicou com Abraão, significa que Deus está enviando uma Mensagem a todos e cada um de nós.

     
     Então, qual é o Primeiro Mandamento de Deus para Abraão e, em essência, a primeira Ordem de Deus para cada judeu? Deus diz a Abraão: “Lekh Lekhá” - Kl Kl - “Sai para ti mesmo, de tua terra, de teu lugar de nascimento e da casa de teu pai, à Terra que eu te mostrarei” (Gênesis 12:1).

     A primeira vista, isto é difícil de entender. Que quer dizer Deus com “vem a ti”?

     Deus disse a Abraão que deixe para trás as influências que hão dado forma a seu sistema de valores; sua terra, sua sociedade, seu lugar de nascimento, seu grupo de amigos, a casa de seu pai, sua família. Deus disse a Abraão: Não permita que estas influências determinem tuas crenças na vida. Não te transformes em um simples produto do que está à tua volta, antes: “Sai para ti mesmo”. Volta-te para ti mesmo, Abraão.  Olha no teu interior e descobre quem és. E não deixes que nada te diga ao contrário. Confia em ti mesmo, porque no final das contas, isso é a única coisa em que realmente deves confiar.

    
    A Verdade, disse Deus a Abraão, se encontra dentro de cada um de nós. Porém, geralmente estamos tão ocupados buscando no exterior, que não nos damos conta de que a Verdade está justamente no nosso interior.
     Esta é uma filosofia chocante para uma religião ensinar aos seus seguidores, ainda mais como seu primeiro mandamento. Afasta-te do que tua família te disse que é Verdade. Afasta-te do que os teus amigos te dizem que é Verdade. Afasta-te do que tua sociedade te diz que é Verdade. Olha dentro de ti mesmo, e confia no que sabes que é Verdade.

    
      Permitam-me ser mais claro: o Judaísmo não está dizendo que cada um de nós tem sua própria verdade – pelo contrário. O que o Judaísmo está dizendo é que quando os seres humanos olham dentro de si mesmos, todos encontram a Verdade, porque a 
Verdade transcende as mentes e os corpos individuais.



     Dessa forma, quando uma pessoa olha para dentro de si com honestidade e transparência, a Verdade que encontrará será a mesma Verdade pregada pelo Judaísmo, pois, um e outro foram Escritos pela mesma Mão.

     Esta sim é uma Religião que me agrada!